Tecno mostra conceito de dobrável triplo para concorrer com Huawei e Xiaomi
Por Victor Carvalho • Editado por Léo Müller |
A Tecno apresentou na madrugada desta quarta-feira (28) o Phantom Ultimate 2, um conceito de smartphone dobrável triplo, categoria que vai abranger modelos que possuam três segmentos de tela e duas dobradiças.
O protótipo da Tecno possui uma única tela que, quando aberta, oferece um tamanho de 10 polegadas que seria suficiente para substituir um tablet compacto.
Quando fechado, o dispositivo passaria a exibir apenas 1/3 do display, resultando em um tamanho de 6,48 polegadas, para oferecer uma usabilidade idêntica à de um smartphone tradicional em formato de barra.
Segundo a fabricante, o painel do hipotético Phantom Ultimate 2 teria tecnologia OLED do tipo LTPO para taxa de atualização variável, visando maior economia de energia.
É dito que o protótipo de smartphone tri-fold da Tecno teve solução proprietária da marca para uma dobradiça exclusiva e bateria ultrafina medindo apenas 0,25 mm (possivelmente posicionada em cada um dos três segmentos do corpo).
Fechado, o equipamento teria 11 mm de espessura. Isso resultaria em um corpo mais fino que o Galaxy Z Fold 6 da Samsung, que é dividido em dois segmentos com uma dobradiça ao meio.
Outras características do Phantom Ultimate 2 divulgadas pela Tecno está no suporte para caneta stylus, modo “notebook” com um segmento de tela dedicado ao teclado e os outros dois segmentos livres para multitarefa.
Além disso, outro modo de uso seria uma espécie de “tenda”, permitindo que um segmento da tela mostre uma apresentação e os outros dois segmentos fiquem virados para o usuário, permitindo visualizar notas e controlar slides, por exemplo.
Novamente, vale notar que o Phantom Ultimate 2 não passa de um smartphone conceito e, dessa forma, é pouco provável que a fabricante invista no lançamento do dispositivo para os consumidores.
Ainda assim, há rumores cada vez mais sólidos de que a Huawei poderá ser a primeira fabricante do mundo a apresentar um dobrável da categoria tri-fold.
O projeto da gigante chinesa estaria em estágio muito mais avançado de desenvolvimento do que o modelo da Samsung, que possui patentes sendo registradas e que deve demorar para ser lançado. A Xiaomi é outra marca que também trabalha na criação de um celular dobrável triplo.