Publicidade

Sony Xperia 1 VI pode trazer três câmeras de 48 MP com zoom aprimorado

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/Sony)
(Imagem: Divulgação/Sony)
Sony Xperia 1 VI

Novos rumores indicam que a Sony prepara um grande upgrade de câmeras para o Xperia 1 VI, próximo smartphone premium da gigante japonesa. Ao que parece, o telefone deve apostar em uma configuração de lentes com três sensores de 48 MP, tirando proveito da maior resolução para oferecer mais versatilidade em zoom, além de contar com a tecnologia de empilhamento da camada de pixels para captar mais luz.

As informações chegam através do perfil Insider Sony, que mostrou precisão em vazamentos relacionados à marca no passado, e sugerem que o novo topo de linha da companhia deve apostar em um conjunto mais robusto de lentes, trazendo especificações completas de cada sensor. Começando pela câmera principal, ainda teríamos 48 MP com pixels de 1,12 micrômetros como no Xperia 1 V, mas curiosamente com um sensor menor de 1/1,4 polegada, contra 1/1,35 polegada da geração passada.

Dito isso, upgrades teriam sido implementados em outras áreas: a abertura estaria significativamente maior, com f/1.4, o que garante maior entrada de luz, em teoria melhorando o desempenho geral, em especial em cenas pouco iluminadas. A tecnologia de foco automático por detecção de fase (PDAF) de duplo pixel seria mantida, assim como a distância focal, de 24 mm, agora com uso de "zoom sem perdas" de 2x, atingindo os 48 mm ao usar o recorte diretamente no sensor — algo visto no Xperia 5 V e em concorrentes como o Galaxy S24 Ultra.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Por sua vez, a lente ultrawide marcaria o primeiro grande aprimoramento do conjunto, trocando o sensor de 12 MP da geração passada por um sensor de 48 MP. As capturas provavelmente devem ser feitas por padrão em 12 MP, mas a resolução mais alta fornece mais flexibilidade para captar mais luz ao combinar múltiplos pixels, por exemplo.

Também teríamos um sensor menor por aqui, com 1/2,7 polegada, contra 1/2,5 polegada do celular do ano passado, mas o salto de resolução também poderia contornar essa questão. O aspecto mais interessante é que a Sony aproveitaria os 48 MP para oferecer "zoom" também na ultrawide, possibilitando ao usuário tirar fotos amplas em ângulos mais fechados, aumentando a flexibilidade do Xperia 1 VI.

Fechando o pacote, o maior upgrade pode estar na lente telefoto, renovada com sensor de 48 MP, que combinaria o zoom óptico contínuo da geração anterior com o recorte no sensor para estender as capacidades do novo topo de linha. Por padrão, o telefone ofereceria ampliação entre 70 mm (2x óptico) e 135 mm (6x com corte no sensor), mas o infomrante sugere que seria possível atingir os 270 mm (ampliação de 11x) com zoom digital.

Outra novidade bem-vinda indicada pelo rumor é que os três sensores fariam parte da família Exmor-T da Sony. Essa linha tem como diferencial a separação dos fotodiodos (a parte sensível à luz) dos transistores (parte que converte o sinal de luz em eletricidade que será processada pelo celular), empilhando-os em camadas separadas. Essa arquitetura resultaria em captação de ainda mais luz, e redução no cruzamento de informação entre os pixels, já que há mais espaço em cada um deles.

Até o momento, esses são os únicos detalhes conhecidos do Sony Xperia 1 VI, mas é possível especular que o aparelho deve seguir os concorrentes ao apostar em recursos como processador Snapdragon 8 Gen 3 e bateria de 5.000 mAh, herdando ainda características únicas das gerações passadas, incluindo a tela OLED 4K de 120 Hz. Acredita-se que a novidade seja revelada durante a MWC 2024, marcada para o final de fevereiro. Até lá, novos rumores e vazamentos devem especificar melhor o que podemos esperar do celular.