Seu próximo celular pode rodar a 5,3 GHz; novo Snapdragon 8 Elite bate recorde
Por Bruno Bertonzin • Editado por Léo Müller | •

O Snapdragon 8 Elite Gen 2 — nova geração dos chipsets para dispositivos móveis mais potentes da Qualcomm — começou a aparecer em testes de benchmark e já promete elevar o desempenho nos celulares lançados a partir do final do ano.
- MediaTek amplia liderança sobre Qualcomm e vende mais chips em 2025
- Seu próximo celular poderá rodar DeepSeek sem internet com novo chip da MediaTek
Segundo informações publicadas pelo leaker Digital Chat Station em seu perfil no Weibo, a empresa começou a testar o chip com frequências próximas de 5 GHz — com picos de até 5,3 GHz em versões com overclock, como a “For Galaxy”, dedicada especialmente para os topos de linha da Samsung.
Esses números não são finais, mas servem como base para validar o design do processador.
Qual será a frequência final?
A frequência oficial, entregue na versão final do chip, deve ser ajustada com base na eficiência energética e no desempenho real.
Ainda assim, esses testes mostram um salto importante frente ao Snapdragon 8 Elite da primeira geração — chip móvel mais potente da atualidade —, que chega a 4,32 GHz na versão padrão e a 4,47 GHz na edição “For Galaxy”, com overclock.
Com isso, a Qualcomm pode abrir vantagem diante da concorrência. O MediaTek Dimensity 9500, por exemplo, foi flagrado com o núcleo principal rodando a 3,23 GHz, enquanto os modelos 9400 e 9400+ operam a 3,62 GHz e 3,73 GHz. Já o Samsung Exynos 2500 traz frequência a 3,3 GHz no núcleo principal.
Além de uma frequência maior, que geralmente se traduz em mais velocidade do processador, o Snapdragon 8 Elite 2 deve estrear com a segunda geração dos núcleos Oryon. Eles prometem 25% mais desempenho.
O chip contará ainda com a GPU Adreno 840, que trará 16 MB de cache, contra 12 MB da antecessora, e ganho de até 30% em performance gráfica.
Nos primeiros testes, o chip passou dos 4.000 pontos em single-core e superou os 11.000 em multi-core no Geekbench — frente aos 3.100 e 9.800 pontos do Snapdragon 8 Elite “Gen 1”. Vale lembrar que esses números ainda vêm de protótipos e podem mudar até o lançamento.
O lançamento oficial do novo chip topo de linha da Qualcomm deve acontecer no terceiro trimestre do ano. A empresa teria adiantado o seu tradicional Snapdragon Summit para os dias 23 a 25 de setembro.
As edições anteriores tradicionalmente ocorriam durante o mês de outubro. Com a nova data, informações sobre os celulares top de linha de 2026 devem começar a aparecer mais cedo.
Leia mais no Canaltech:
- Apple AirTag 2 está atrasada, indica vazamento; veja o que esperar do rastreador
- Galaxy Z Fold 7 vaza em 3 cores; ainda faltam 2 semanas para lançamento
- Honor 400 e 400 Pro aparecem na Eletrolar. Será que chegam ao Brasil?
ASSISTA: Só SNAPDRAGON presta? Entendendo os processadores de celular!