Publicidade

Samsung trapaceia em fotos da Lua com o Galaxy S21 Ultra? Entenda o caso

Por| 01 de Fevereiro de 2021 às 12h40

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

Em 2019, houve muita polêmica envolvendo o chamado "Modo Lua" do P30 Pro, o qual estaria adicionando texturas extras e um filtro para forjar imagens quase perfeitas da Lua — de fato, como uma câmera de celular consegue fotografar objetos de tão longe com tamanha precisão? Na época, a própria Huawei afirmou que o recurso usa aprendizado de máquina para reconhecer um cenário e otimizar o foco e a exposição para melhorar os detalhes.

Bom, parece que a história vem se repetindo, agora com o Galaxy S21 Ultra. O jornalista Raymond Wong do site InputMag conversou com alguns dos maiores criadores de conteúdo do mundo para investigar o Zoom Espacial de 100x do Galaxy S21 Ultra, que estaria entregando imagens da Lua "fora da realidade".

O consenso é que a Samsung adicionou, sim, alguns truques no modo Zoom Espacial do aparelho que faz com que a Lua fique tão detalhada como destacado pela própria fabricante e pelas análises publicada até agora.

Continua após a publicidade

De acordo com os inúmeros testes feitos com o aparelho, o S21 Ultra só consegue fotografar a Lua com o Otimizador de Cena ativado. O recurso, também presente nos modelos mais antigos, identifica o cenário, como pessoas, comida, paisagem, e Lua (no caso do S21 Ultra), e aprimora os detalhes da imagem de acordo com as capacidades de IA do aparelho.

Continua após a publicidade

Alguns relatos suspeitam que esse Otimizador de Cena poderia adicionar elementos extras às imagens ao identificar o cenário Lua, como texturas e até mesmo fotos falsas. Nesse caso, foram feitos alguns testes tentando "enganar" o recurso, usando alguns objetos em formato de lua para identificar alguma possível confusão, mas não foi encontrada nenhuma alteração.

O jornalista Max Weinbach também tentou procurar o APK da câmera do S21 Ultra para descobrir possíveis texturas de Lua, o que explicaria as imagens bastante detalhadas, mas também não encontrou qualquer evidência.

Galaxy S21 Ultra vs. Sony A7R III: qual fotografa melhor a lua?

Continua após a publicidade

Outro teste feito pela publicação comparou as imagens da Lua do Galaxy S21 Ultra com as de uma câmera profissional com lente de 200-600 mm, a Sony A7R III. Na teoria, a resposta estaria na ponta da língua, já que a câmera profissional possui peças específicas para este tipo de fotografia, não é? Bom, surpreendentemente, as câmeras do celular da Samsung junto ao auxílio de inteligência artificial conseguiram resultados ligeiramente melhores.

Então... É fake ou não?

No final, a matéria concluiu que o Galaxy S21 Ultra não forja imagens da Lua adicionando texturas e filtros, mas há um pós-processamento agressivo nas fotos. A própria Samsung confirmou que utiliza recursos de inteligência artificial no pós-processamento, mas essa prática é comum em praticamente todos os smartphones mais atuais.

Continua após a publicidade

A matéria completa na íntegra está disponível no site Input Mag.

Fonte: InputMag