Publicidade

Samsung lança sensor ISOCELL HP2 de 200 MP, que pode chegar no Galaxy S23 Ultra

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Janeiro de 2023 às 08h13

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

A Samsung acaba de aumentar a sua linha de sensores de 200 MP para câmeras de celulares. Após já ter apresentado o HP1, HP3 e HPX no passado, a empresa mostrou o ISOCELL HP2, que pode ser inaugurado no Galaxy S23 Ultra.

O componente tem dimensões de 1/1,3 polegada, com pixels de 0,6 μm — um formato muito utilizado em câmeras de 108 MP para smartphones, de acordo com o destaque feito pela Samsung.

Continua após a publicidade

Além disso, uma nova tecnologia de Porta de Transferência Vertical Dupla (D-VTG na sigla em inglês) promete reduzir os efeitos desbotados em imagens capturadas nos ambientes mais claros.

A empresa explicou que esta porta de transferência serve para transferir elétrons dos pixels para a placa lógica, com uma precisão mais alta por meio de uma segunda porta nos pixels. Com isso, a capacidade dos pontos pode ser melhorada em até 33%, com redução de superexposição e aumento na reprodução de cores.

Por outro lado, os conteúdos em ambientes com pouca luz também devem ser melhorados, graças ao Super QPD. Trata-se de uma tecnologia que utiliza os 200 milhões de pixels como “agentes de foco” — desta forma, quatro pixels adjacentes reconhecem mudanças de padrões verticais e horizontais, para entregar um foco mais rápido e preciso.

Pixel binning deve auxiliar em cenas escuras

Continua após a publicidade

Assim como outros sensores de alta resolução, o ISOCELL HPX tem suporte para pixel binning. Por isso, ele ainda é capaz de capturar conteúdos em 50 MP/1,2 μm ou 12,5 MP/2,4 μm — o agrupamento de pixels costuma ser bastante útil em cenas mais escuras.

Para os vídeos em 8K, o componente utiliza aproximadamente 33 MP, em modo de 50 MP/1,2 μm com um cropping minimizado. Em máxima resolução, as filmagens são realizadas a até 30 fps, com grandes ângulos de visão.

A performance de HDR também foi aprimorada no modo de 50 MP, que pela primeira vez recebe o recurso DSG. Ele é responsável por aplicar dois valores de conversão distintos ao sinal analógico recebido ao nível do pixel.

Continua após a publicidade

Ademais, o Smart-ISO Pro é outra solução de HDR, que une diferentes níveis de leituras ISO de uma única exposição. Portanto, a câmera torna-se capaz de utilizar o HDR em imagens de 12,5 MP, e vídeos 4K/60 fps.

ISOCELL HP2 pode estar no Galaxy S23 Ultra

Rumores prévios já apontavam que o Galaxy S23 Ultra deve trazer um sensor de 200 MP na câmera principal. De acordo com o leaker Ice Universe (@UniverseIce no Twitter), o HP2 foi o escolhido:

Continua após a publicidade

O mesmo perfil ainda publicou algumas informações adicionais sobre o HP2, como o suporte para 15 fps a 200 MP. Para efeito de comparação, o HP3 é capaz de alcançar 7,5 fps na mesma resolução:

Em seu comunicado oficial, a Samsung não confirmou que o HP2 estará no Galaxy S23 Ultra. Porém, o final do texto aponta que o componente “entrou em produção em massa”, o que reforça a possibilidade de ele já aparecer no próximo flagship da marca.

O evento Galaxy Unpacked de apresentação da linha Galaxy S23 acontecerá no próximo dia 1 de fevereiro a partir das 14h45 pelo horário de Brasília, então não precisaremos esperar muito para descobrir se o novo sensor de 200 MP realmente chegará no flagship mais premium da Samsung.

Continua após a publicidade

Fonte: Samsung