Samsung e Apple vão "matar o Plus": celular grandão está com os dias contados
Por Bruno Bertonzin • Editado por Léo Müller | •

Os modelos "Plus" da Samsung e Apple podem estar com os dias contados, segundo rumores que já circulam há semanas. As fabricantes devem abandonar a versão com tela grande a partir da próxima geração, prevista para estrear entre setembro de 2025 e janeiro de 2025.
- Galaxy S26 Ultra vai ganhar nova câmera de 200 MP, diz informante
- Vazam detalhes de câmera da linha Galaxy S26 completa; veja como ficará
No caso da Samsung, rumores indicam que o Galaxy S26 não terá uma versão Plus. A linha principal de 2026 deve contar apenas com o Galaxy S26, com tela de 6,27 polegadas, o S26 Edge, com 6,66 polegadas e o S26 Ultra com 6,89 polegadas.
O modelo Edge estreou na atual geração da Samsung, e chegou com o mesmo tamanho de tela do S25 Plus, porém com corpo mais fino, bateria menor e uma câmera a menos.
Na prática, a fabricante sul-coreana pode eliminar um modelo de menor apelo comercial, já que o Plus é historicamente o menos vendido da linha.
A Apple deve seguir o mesmo caminho com o iPhone 17. Em vez do iPhone 17 Plus, a empresa deve apresentar o iPhone 17 Air, um modelo mais fino e com tela de 6,6 polegadas, posicionado entre o iPhone 17 básico, que deve ter 6,3 polegadas, e os modelos Pro e Pro Max.
A ideia é oferecer um celular mais elegante, mesmo que não seja tão completo quanto os Pro, e com preço mais acessível.
Ele também deve marcar a estreia do Wi-Fi 7 com chip próprio da Apple, além de adotar um novo visual com câmera traseira horizontal.
O movimento das duas gigantes mostra que o formato Plus perdeu força no mercado. Agora, os consumidores devem escolher entre modelos básicos mais encorpados, opções “Air” ou “Edge” mais finas e sofisticadas, ou os topos de linha com tudo que têm direito.
Leia mais no Canaltech:
- Galaxy A56 faz sucesso e Samsung dispara na frente de Apple e Xiaomi
- A Nokia está morrendo de novo; entenda o que aconteceu com a marca
- LATAM lança chip virtual para usar em viagens nacionais e internacionais
ASSISTA: S25 vs S25 +: Iguais, mas diferentes [COMPARATIVO]