Qual o jeito certo de carregar o celular?

Qual o jeito certo de carregar o celular?

Por Lu do Magalu | 31 de Março de 2021 às 16h10
StockSnap/Pixabay

Oi, gente! Os celulares mais antigos tinham aquelas baterias que chegavam a durar dias, né? Dava para passar várias horas longe do carregador sem nem se preocupar… Só que com o passar do tempo eles ganharam telas maiores, câmeras com alta definição e até mesmo grandes aplicativos. Isso tudo foi um marco revolucionário para a tecnologia dos celulares.💙

Mas com todas essas funções os smartphones também precisam de uma boa bateria, né? Hoje em dia a carga que eles recebem é muito maior quando comparada a modelos mais antigos como o Nokia 3310 (o famoso Nokia “Tijolão”). É que os novos sistemas de hoje em dia exigem um pouquinho mais dessa energia para deixar tudo funcionando direitinho.

Ficar ligado no Wi-Fi ou 3G, fazer fotos com a câmera, abrir aplicativos, deixar o brilho no máximo… tudo isso acaba consumindo um pouquinho da bateria. Por isso, os novos celulares já foram desenvolvidos pensando nessas múltiplas tarefas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A bateria dos celulares é feita de metais como os “íons de lítio”, por exemplo, eles conseguem guardar energia de forma recarregável. Mas ainda assim, as baterias de celular tem uma vida útil (tempo em que ela consegue funcionar em sua melhor capacidade) ela naturalmente pode prolongar ou encurtar o uso do celular. Mas não se preocupe! Essa vida útil pode durar bastante tomando alguns cuidados com a saúde da bateria.

Por isso, hoje eu separei algumas dicas e vim tirar algumas dúvidas que as pessoas têm sobre carregar o celular. Vem dar uma olhadinha! 😉

Qual o jeito certo de carregar o celular?

Gente, essas são algumas das dúvidas mais comuns relacionadas ao carregamento do celular:

Preciso esperar a bateria descarregar inteira para recarregar?

Não. Isso é apenas um "mito". Na verdade, não é recomendado deixar o celular descarregar completamente. É que ao chegar a zero, ela inicia um novo ciclo de bateria e ao atingir o limite de seus ciclos, pode ser que seja recomendada a substituição da bateria. Por isso, é recomendado recarregar a partir de 20%. 🔋

Faz mal usar o celular enquanto carrega?

Sim. É que esse não é o recomendado pelas fabricantes. Usar aplicativos muito pesados enquanto o celular carrega pode causar o aquecimento do aparelho, além disso, vai aumentar o tempo de carregamento.

Em qual porcentagem eu preciso colocar o celular para carregar?

Isso depende. Normalmente os smartphones mostram notificações pedindo carregamento em valores menores que 25% de bateria. Mas os especialistas dizem que entre 20% e 80%, sendo 20% o valor onde você precisa colocar para carregar e 80% o valor ideal para uso.

Posso tirar antes da carga completa?

Pode. As baterias de hoje em dia são equipadas com íons de lítio que não trazem prejuízos para a bateria quando ela é desconectada antes de chegar a 100%.

Faz mal deixar o carregador conectado depois de carregar 100%?

Não. Os celulares param de receber energia quando estão 100% carregados. Mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar aquecimentos, tá?

  • Não deixe seu celular carregando em cobertas, sofás ou superfícies que esquentam;
  • Não use outros carregadores além do carregador original;
  • Não use fios que estão descascados ou em tomadas com mau contato;
  • Evite usar adaptadores de tomadas;

Seguindo essas dicas, você pode aproveitar com mais de segurança. ✔️

Posso deixar o celular carregando a noite inteira?

Pode. Ao chegar em 100% o carregador do aparelho para de transmitir energia, assim não há como danificar o seu celular.

Meu celular demora muito para carregar, posso usar um carregador turbo?

Depende. Isso só é recomendado se o seu celular aguenta receber a potência do carregamento turbo. Em outros casos, isso pode acabar esquentando o celular e danificando a bateria. Então é sempre bom verificar pesquisando pelo modelo do seu celular no site da fabricante, tá?

Lá eles podem até mesmo vender um carregador turbo original compatível. Mas nunca use carregadores paralelos ou de outros modelos.🔌

Prontinho! Agora você conhece algumas dicas que podem ajudar a prolongar a vida útil do seu celular carregando certinho. Gostou da matéria? Compartilhe essas dicas! 🥰

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.