Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que a Motorola não tem celulares à prova d'água?

Por| Editado por Léo Müller | 20 de Abril de 2022 às 17h29

Link copiado!

Eric Mockaitis/Canaltech
Eric Mockaitis/Canaltech

Celulares à prova d’água são bastante populares principalmente entre o consumidor brasileiro, que gosta de se manter conectado mesmo à beira da piscina. Mas nem toda fabricante oferece a certificação que protege contra submersão em líquidos. Entre elas está a Motorola. Por que será?

Na verdade, tudo depende do seu ponto de vista. Os celulares da Motorola possuem um nível bem baixo de proteção contra água, e a fabricante os vende como “resistentes a respingos de água”. Vou explicar bem o que isso significa e porque não considero um ponto realmente positivo para os aparelhos a seguir.

O que é a certificação IP?

Continua após a publicidade

A certificação IP é uma classificação internacional de proteção por níveis definidos pela norma IEC 60529. A ideia é padronizar o grau de proteção dos produtos eletrônicos de acordo com uma tabela publicada pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC).

Todos os aparelhos que possuem a certificação IP possuem dois números, como IP68 ou IP53, por exemplo. O primeiro dígito se refere às partículas sólidas, e vai de 0 (sem proteção) até 6 (à prova de poeira). O segundo tem relação com líquidos, e vai de 0 (sem proteção) até 9 (imersão contínua e resistente à pressão).

Há casos em que um dos dígitos é substituído por um X. Isso acontece quando não há testes realizados para classificar com um número preciso. Ou seja, não significa, necessariamente, que não há falta de proteção, mas sim que apenas um dos critérios foi observado, podendo ser sólido ou líquido.

Continua após a publicidade

A Motorola possui alguns aparelhos certificados com IP53 (apesar de a própria empresa não divulgar). Isso significa que são protegidos contra poeira (mas não totalmente à prova de resíduos) e podem receber borrifos de água.

Lembrando que a certificação só pode ser utilizada se o produto passar por uma bateria rigorosa de testes com comprovação. Há casos de aparelhos que são construídos com a proteção, mas não recebem a certificação por falta de interesse da fabricante em realizar os testes.

Além disso, mesmo os produtos com certificação podem apresentar falhas estruturais dependendo de condições a que é submetido. Quedas e temperaturas extremas podem danificar a proteção. Ou seja, mesmo um celular oficialmente à prova de água e poeira pode, com o tempo, ser danificado por essas partículas.

O que é a resistência a respingos d’água?

Continua após a publicidade

Segundo a Motorola, alguns de seus aparelhos têm um nano revestimento que os protege de respingos de água. Isso significa que eles podem molhar brevemente, como em uma garoa ou algumas gotas de líquido sem que estraguem. Nas palavras da própria empresa:

“A tecnologia de nano revestimento cria uma barreira que repele a água, ajudando a proteger contra exposições moderadas a água, tais como derramamentos, respingos ou chuva leve. Não é projetado para ser submerso na água, nem exposto à água ou outros líquidos aplicados sob pressão. Não é à prova d'água. Não tente carregar um telefone molhado”.

Ou seja, é uma proteção muito básica que, se você parar para pensar, qualquer produto eletrônico possui. Desde que não entre água nas partes sensíveis, que na maior parte das vezes são internas, está tudo bem.

Continua após a publicidade

Além disso, o mais importante está no final, e é de conhecimento geral: não carregue um celular molhado. É a mesma coisa que colocar um plugue de tomada úmido nos furinhos da parede. No caso do telefone, é melhor evitar o contato de corrente elétrica até mesmo com o conector do cabo de energia.

Atenção: a resistência a respingos d'água não é, necessariamente, uma certificação IPX3 ou afim. Trata-se apenas de um revestimento especial utilizado pela Motorola (ou outra fabricante) que confere maior resistência a pequenas quantidade de líquido.

Por que os celulares da Motorola não são à prova d’água?

A Motorola não lança celulares com proteção contra água por uma questão estratégica. Certificar o aparelho dentro dos requisitos da própria indústria não é barato, já que exige diversos testes rigorosos.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, quase todos os celulares lançados nos últimos anos possuem borracha de vedação na gaveta de chips e outras proteções em áreas sensíveis. E isso vale para alguns Moto G e afins. O Motorola Edge 30 Pro possui essa proteção na gaveta, por exemplo, e é à prova de respingos d'água, apesar de essa característica não ser muito divulgada.

Quando questionada em eventos de lançamento, a Motorola, por meio de seus porta-vozes, sempre diz realizar estudos de mercado antes de desenvolver e lançar produtos. E nestas pesquisas, não vê necessidade de trazer aparelhos com certificação contra submersão em água.

Ou seja, nós, que cobramos esse tipo de característica nos celulares, somos minoria entre os consumidores da marca. E por não ver importância em oferecer proteção contra água, a Motorola segue focada em entregar outras características como destaque em seus smartphones.

Continua após a publicidade

Fonte: Motorola