Oppo Find N: dobrável tem resistência avaliada em testes extremos

Oppo Find N: dobrável tem resistência avaliada em testes extremos

Por Vinícius Moschen | Editado por Wallace Moté | 23 de Janeiro de 2022 às 13h00
YouTube/JerryRigEverything

Lançado em dezembro do ano passado, o Oppo Find N apareceu como o primeiro dispositivo dobrável da história da marca chinesa. O modelo passou recentemente pelo tradicional teste de durabilidade do canal JerryRigEverything, que inclui avaliações na resistência de componentes como tela, dobradiças e estrutura geral do celular.

Oppo Find N não tem vão entre as duas partes do display (Imagem: YouTube/JerryRigEverything)

Um detalhe que diferencia o Oppo Find N de seus concorrentes é a construção do celular, já que o display externo traz proporções mais parecidas com os celulares "não-dobráveis", o que pode deixá-lo mais confortável para uso. A tela rígida do aparelho é riscada somente com materiais que possuem nível seis de dureza, em uma escala que vai de dois a nove — resultados bastante similares a vários smartphones atuais com painel de vidro.

Outra primeira característica destacada pelo YouTuber Zack Nelson é a forma como o display interno fica com as duas metades juntas enquanto o dispositivo está dobrado. É um detalhe que pode passar despercebido, mas a comparação com o Galaxy Z Fold 3 mostra que o celular da Samsung traz um pequeno vão entre as duas metades do display.

Entretanto, na tela interna a resistência não passa do nível dois, e pode ser riscada até mesmo com as unhas do usuário. Essa ainda é uma realidade presente nos dobráveis, e Zack ainda destaca que o problema pode ser especialmente prejudicial em uma construção que se fecha de forma tão apertada: "é fundamental limpar bem o display antes de fechar o dispositivo", afirmou o YouTuber.

As laterais do Oppo Find N são compostas por material metálico, enquanto o painel traseiro tem construção em vidro texturizado. Quando expostos a uma fonte direta de fogo, os pixels são capazes de aguentar cerca de 30 segundos antes de queimarem, tempo maior do que o registrado na tela externa. A dobradiça também se mostrou bastante resistente contra areia e outros sólidos, já que não apresentou nenhuma mudança de funcionamento mesmo com o celular bastante sujo.

Estrutura do celular cedeu pouco no teste de estresse (Imagem: YouTube/JerryRigEverything)

A última avaliação é a de estresse, em que o dispositivo é dobrado na direção contrária da que ele é projetado. Mais uma vez o Oppo Find N passa com certa tranquilidade, já que a estrutura do smartphone entortou em apenas alguns milímetros, resultado considerado bom em comparação com seus concorrentes.

O vídeo completo pode ser conferido abaixo:

Fonte: YouTube/JerryRigEverything

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.