Publicidade

O que é o Alerta Celular? Ferramenta recuperou milhares de celulares roubados

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco
Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco

A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco divulgou dados relacionados à iniciativa Alerta Celular, que ajuda a identificar celulares roubados no estado. Por meio dela, é possível cadastrar os aparelhos em uma plataforma integrada, o que acelera o processo de recuperação dos dispositivos. 

Para participar, basta entrar no site oficial e realizar o registro com o IMEI do celular, que é uma espécie de “identidade” única dos dispositivos. Esse número pode ser obtido de diferentes formas, inclusive na embalagem ou na tampa traseira do smartphone. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Dessa forma, quando as autoridades policiais realizam operações e encontram celulares roubados, é possível acessar a base de dados, por meio de um aplicativo próprio. Caso associado a um dono, o celular poderá ser devolvido na sequência. 

O IMEI também ajuda a recuperar celulares roubados com outras estratégias de inteligência no Brasil. É o caso de um sistema implementado no Piauí, que obtém a localização exata dos aparelhos e já devolveu milhares de unidades em mutirões. 

Segundo a SDS, o Alerta Celular já ajudou a recuperar mais de 77 mil celulares desde 2017, sendo 11 mil só em 2024. No total, o sistema tem mais de 906 mil aparelhos cadastrados, com uma média de 320 registros por dia desde o início do programa. 

O gerente-geral de Análise Criminal e Estatística da SDS, Phillip César, destacou o funcionamento da ferramenta e seus potenciais benefícios:

“O Alerta Celular proporciona mais tranquilidade e segurança para os usuários da tecnologia. Ao cadastrarem seus aparelhos, os cidadãos permitem o acesso dos dados para as Polícias Civil e Militar que, durante operações e abordagens, verificam se o IMEI dos celulares encontrados corresponde a algum aparelho cadastrado no sistema, e se há queixa de furto ou roubo”

A SDS também apontou que a ferramenta tem como foco a recuperação dos aparelhos, e não é um serviço de rastreamento. Além disso, devem ser mantidas outras ações necessárias em casos de furto ou roubo, incluindo o registro de um boletim de ocorrência.

Leia mais

Continua após a publicidade