Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nokia é a empresa mais preocupada em manter seus smartphones atualizados

Por| 30 de Agosto de 2019 às 21h30

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Nokia

A fragmentação do sistema Android (o fato de cada fabricante de smartphones utilizar uma versão customizada do SO da Google) é um dos grandes motivos que explicam por que tantos smartphones rodem com versões diferentes do sistema, já que depende de cada fabricante adaptar as atualizações lançadas pela Google.

De acordo com os dados da própria Google, apenas 10,4% dos smartphones Android estão rodando a versão mais atualizada do sistema operacional, e existem fabricantes que este ano atualizaram o sistema de seus smartphones apenas uma vez - muito abaixo da recomendação da Google, que é de que essas atualizações sejam mensais.

Mas nem todas as empresas possuem um desempenho tão baixo neste quesito de atualizações, e a Nokia é a grande exceção à regra. De acordo com um levantamento feito pela Counterpoint, 96% de todos os smartphones da Nokia que foram vendidos desde o terceiro trimestre de 2018 já rodam a versão mais atualizada do SO, o Android 9.0 Pie. Logo atrás da empresa seguem a Samsung e a Xiaomi, com 89% e 84% dos aparelhos, respectivamente.

Continua após a publicidade

Esses números levam em conta não apenas os smartphones que já foram lançados com o Android Pie neste período, mas também modelos mais antigos que foram vendidos no último ano e que foram atualizados para a nova versão neste ano.

Ainda que a liderança da Nokia não seja tão grande quando consideramos apenas os smartphones vendidos no último ano, ela se torna gigantesca quando consideramos todos os smartphones da empresa existentes no mercado. Ao olharmos o panorama geral, a Nokia possui 94% de seus aparelhos rodando o Android 9 Pie, sendo seguida pela Xiaomi na segunda colocação (62%), Lenovo na terceira (52%) e Huawei na quarta colocação (40%). No posicionamento geral, a Samsung aparece apenas da sexta colocação, com só 23% de seus smartphones rodando com o Android Pie.

A Nokia também é a empresa mais rápida para criar essas atualizações, e começou atualizar seus aparelhos já no mês seguinte do lançamento do Android Pie pela Google, enquanto as outras empresas demoraram mais tempo para atualizar os seus aparelhos. Aqui, o destaque negativo vai para a Samsung, que das cinco maiores marcas mundiais foi a que mais demorou para atualizar seus aparelhos, disponibilizando o Android Pie para eles apenas 5 meses depois do lançamento do mais recente SO da Google.

Continua após a publicidade

Fonte: Phone Arena