Publicidade

Nokia C12 é lançado com foco em durabilidade e bateria removível

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Janeiro de 2023 às 13h36

Link copiado!

Nokia
Nokia
Tudo sobre Nokia

Sem grande alarde, a HMD Global anunciou nesta quarta-feira (18) o Nokia C12, mais novo integrante básico da linha C de entrada da marca. O lançamento chega com uma ficha técnica bastante básica, que curiosamente se assemelha à de irmãos como o C21, enquanto realiza cortes adicionais para tornar o preço ainda mais acessível, e garante focar em maior durabilidade e suporte prolongado de software.

O dispositivo chega ao mercado equipado com processador Unisoc 9863A1, munido de 8 núcleos rodando a até 1,6 GHz, além de 2 GB ou 3 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, com possibilidade de expansão via cartões Micro SD de até 256 GB. As configurações teriam mais fôlego graças ao sistema operacional simplificado, o Android 12 Go Edition, preparado especificamente para celulares mais simples com menor quantidade de memória.

Continua após a publicidade

No anúncio, a empresa faz questão de destacar que durabilidade e suporte prolongado de software são o foco do C12 — todos os últimos lançamentos da Nokia têm apostado em construção reciclável e múltiplos anos de atualizações. Dito isso, há algumas escolhas duvidosas: a porta de dados e energia ainda é micro USB, e estão garantidos apenas 2 anos de updates de segurança, mesmo que já haja uma Go Edition do Android 13.

O restante da ficha técnica segue a temática de baixo custo: com 6,3 polegadas e grandes bordas, a tela LCD conta com resolução HD+ de 1600 x 720 pixels e taxa de atualização de 60 Hz, estando acompanhada de speaker mono. A câmera frontal de 5 MP está abrigada em um entalhe em formato de gota, enquanto o conjunto de lentes traseiras traz apenas um sensor de 8 MP, com promessa de boa qualidade mesmo sob baixa luz graças aos modos especiais de captura, como o noturno.

Removível, a bateria é pequena para os padrões atuais com 3.000 mAh, mas "oferece autonomia para o dia inteiro", promessa realista considerando o processamento simples e a tela básica. No entanto, o carregamento apresenta apenas 5 W de potência, devendo exigir boas horas de recarga — o que não é exatamente um problema caso o usuário mantenha o dispositivo carregando durante a noite ou tenha uma bateria reserva.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Fecham o pacote a conectividade 4G, Wi-Fi 5, Bluetooth 5.2 (padrão bastante atualizado para um celular de entrada) e conector P2 para fones de ouvido. Com design que lembra o Nokia C21, mas adotando simplificações em áreas como o módulo de câmeras, o Nokia C12 estreia nas cores Charcoal (preto), Dark Cyan (azul) e Light Mint (verde).

Preço e disponibilidade

O Nokia C12 já está disponível em alguns países da Europa, com preço sugerido que parte de 119 euros, ou cerca de R$ 660, em conversão direta e sem impostos. Apesar de ainda não haver preços ou prazo certo no momento, o aparelho está confirmado para chegar ao Brasil neste ano.

Nokia C12: ficha técnica

Continua após a publicidade
  • Tela: LCD de 6,3 polegadas, resolução HD+ de 1600 x 720 pixels, taxa de atualização de 60 Hz
  • Chipset: Unisoc 9863A1
  • Memória RAM: 2 GB ou 3 GB
  • Armazenamento interno: 64 GB
  • Câmera traseira: 8 MP
  • Câmera frontal: 5 MP
  • Dimensões: 160,6 x 74,3 x 8,8 mm
  • Peso: 177,4 g
  • Bateria: 3.000 mAh com carregamento de 5 W
  • Extras: 4G, Wi-Fi 5, Bluetooth 5.2, som mono, conector P2, porta micro USB
  • Cores disponíveis: preto, azul e verde
  • Sistema operacional: Android 12 Go Edition