Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nokia 5.4 é anunciado com a promessa de 3 anos de atualizações

Por| 15 de Dezembro de 2020 às 09h17

Link copiado!

Divulgação/HMD Global
Divulgação/HMD Global

A HMD Global anunciou o lançamento do celular Nokia 5.4 nesta terça-feira (15). A empresa destaca uma série de especificações, como bateria, câmera e autonomia de uso, mas provavelmente o maior destaque do smartphone é a promessa de três anos de atualizações de segurança para o aparelho.

Os finlandeses ressaltam que o tempo é o suficiente para “que uma criança aprenda a andar, balbuciar, falar e contar as próprias histórias”. O compromisso com as atualizações reforça análises independentes que identificaram a marca como tendo o melhor tempo de resposta ao oferecer pacotes com correções.

A promessa vale apenas para as atualizações de segurança — tradicionalmente distribuídas a cada mês — e não para novas versões do Android, para as quais a HMD Global se compromete a oferecer dois anos de atualizações de recursos. Falando no sistema do Google, o Nokia 5.4 já sai de fábrica com o Android 11, sugerindo que o modelo deve receber ainda a versão 13.

Continua após a publicidade

Intermediário competente

As especificações técnicas do Nokia 5.4 seguem a fórmula do custo/benefício do segmento intermediário, com um equilíbrio de recursos para a faixa de preço abaixo dos R$ 2.000 no Brasil.

A tela LCD tem 6,39 polegadas e resolução HD+, curiosamente um pouco menor que a usada no Nokia 5.3. Com bordas discretas, o display tem uma taxa de atualização de 60 Hz — assim como a maioria de seus concorrentes — e só é interrompido pelo recorte circular para a câmera de selfie de 16 megapixels.

Continua após a publicidade

Câmera quádrupla

Na traseira, o módulo circular da câmera parece herdado do antecessor, mas conta com um importante upgrade no sensor principal, que foi de 13 para 48 megapixels. A resolução e tipo dos demais sensores é o mesmo do Nokia 5.3, com uma câmera grande-angular de 5 MP e dois sensores de 2 MP: uma para macros e outro para detectar a profundidade de cena.

A HMD Global destaca que a resolução de 48 megapixels é 162 vezes superior à do primeiro Nokia com câmera, o 7650 — que foi também o primeiro celular equipado com o sistema Symbian.

Continua após a publicidade

Autonomia de 2 dias

Outro dado curioso apresentado pela marca é que o Nokia 5.4 tem autonomia de uso suficiente para 42 viagens entre casa e trabalho — com base na média global de 67 minutos. O número se refere à estimativa de até dois dias de uso, graças à bateria de 4.000 mAh e os recursos de economia de energia do celular.

Para a recarga, o aparelho conta com uma porta USB-C, cabo e um carregador (incluídos) com potência de 10 W. A embalagem inclui ainda a ferramenta para abrir a bandeja dos chips de operadora (nanoSIM), mas não conta com fones de ouvido.

Continua após a publicidade

Potência para o dia a dia

Na parte de processamento, o Nokia 5.4 conta com o chip Qualcomm Snapdragon 662, que deve oferecer desempenho suficiente para as tarefas cotidianas. O componente conta com oito núcleos de processamento e é acompanhado de opções de memória com 4 ou 6 GB de RAM e 64 ou 128 GB de armazenamento, além da possibilidade de uso de cartão microSD de até 512 GB.

Disponibilidade e preço

O Nokia 5.4 está disponível para compra em alguns países europeus em duas opções de cores, com preço sugerido de 189 euros (R$ 1.180, em conversão direta). Com o Nokia 5.3 lançado há pouco mais de um mês no Brasil, parece improvável que o modelo chegue logo ao país. De qualquer forma, o Canaltech procurou a HMD Global para uma previsão de lançamento no mercado brasileiro, mas não obteve uma resposta até o horário de publicação.

Continua após a publicidade

Nokia 5.4: ficha técnica

  • Tela: 6,39 polegadas, resolução HD+
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 662;
  • Memória RAM: 4 ou 6 GB;
  • Armazenamento interno: 64 ou 128 GB;
  • Câmera traseira: quádrupla — 48, 5, 2 e 2 megapixels (principal, grande-angular, macro e profundidade);
  • Câmera frontal: 16 megapixels;
  • Dimensões: 160,97 × 75,99 × 8,7 mm;
  • Peso: 180 gramas;
  • Bateria: 4.000 mAh, recarga com fio de 10 W;
  • Extras: entrada para fones de ouvido, rádio FM, leitor de digitais na traseira, NFC (em algumas regiões);
  • Cores disponíveis: azul “polar night” e violeta “dusk”;
  • Sistema operacional: Android 11, com promessa de três anos de atualizações de segurança.

Fonte: Nokia