Publicidade

Musk lançaria um celular da Tesla, mas só "se Apple e Google não se comportarem"

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Arte/Eric Mockaitis
Arte/Eric Mockaitis
Elon Musk

Os rumores de que Elon Musk pode lançar um celular da Tesla não são novidade e já circulam há anos. Agora, o CEO da empresa automotiva finalmente se posicionou sobre o assunto e deixou bem claro quais são seus planos neste tema. A marca de carros só entraria no ramo dos smartphones caso as líderes de mercado, Google/Android e Apple não se comportassem de maneira adequada.

Em entrevista para o podcast do comediante norte-americano Joe Rogan, Musk foi bem enfático ao dizer que a Tesla não está desenvolvendo um celular. O bilionário explicou que o momento atual não é propício para isso, e emendou que a Tesla só entraria nesse mercado para lutar contra eventuais práticas abusivas de Apple Google.

“Se a Apple ou Google/Android começassem a fazer coisas realmente ruins, como, sei lá, censura de aplicativos ou… apenas agir como gatekeepers — agentes de censura —, de um jeito muito ruim, então acho que faríamos um celular”, disse Musk no podcast de Rogan. 
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Vale lembrar que o bilionário comprou o Twitter após criticar por muito tempo as políticas de moderação da plataforma. Agora, deixou claro que faria algo parecido se percebesse que Android e iOS estivessem “controlando” demais o modo como os celulares são utilizados. 

É válido lembrar que, apesar de isso ainda passar longe de ser considerado algo “catastrófico” do ponto de vista de Musk, a Apple e o Google já lutam com a União Europeia em tribunais há anos. O bloco já declarou que as empresas, de fato, funcionam como gatekeepers no universo dos smartphones. 

Celular da Tesla seria uma alternativa a Android e iOS

Ainda neste podcast, Musk destacou que não tem interesse em fabricar um celular da Tesla, mas que se o fizesse, este seria um dispositivo “não-Android e não-iOS”, ou seja, uma alternativa total aos sistemas da Apple e Google. 

Talvez você possa se lembrar da Microsoft com seu Windows Phone, que teve poucos anos de vida, mas Musk ressaltou que sua empresa estaria em “uma posição melhor que qualquer outra neste aspecto”.

Isso, é claro, levando em consideração que seus carros já possuem um painel interativo com sistema operacional próprio, que permite o uso de apps e jogos. Assim, a Tesla já teria pelo menos a base para o desenvolvimento de um software dedicado para smartphones.

Também é importante lembrar que, além de CEO da Tesla e dono do Twitter, Elon Musk também é o diretor-executivo da SpaceX — empresa de exploração espacial que tem sua própria rede de satélites — a Starlink — em funcionamento. Então não seria surpresa se a Tesla aproveitasse essa rede para permitir a comunicação em seus possíveis celulares. 

Continua após a publicidade

Isso seria, certamente, um trunfo frente ao Google e à Apple. Vale destacar que a Apple já utiliza satélites da GlobalStar para comunicação no iPhone. Porém, esse recurso só funciona, por enquanto, para comunicação emergencial. 

Fonte: Joe Rogan Experience