Publicidade

Moto G60 vs Poco X3 NFC: qual intermediário poderoso escolher?

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Maio de 2021 às 11h00

Link copiado!

Montagem Canaltech
Montagem Canaltech

Está cada vez mais difícil classificar os celulares dentro das categorias entrada, intermediário e topo de linha, porque cada vez há mais intermediários poderosos e cheios de recursos disponíveis, que não chegam a ser flagships, mas estão bem distantes dos outros modelos mais modestos da categoria.

Dois exemplos disso são o Moto G60 e o Poco X3 NFC, dispositivos com tela de alta taxa de atualização, processador veloz, muita memória, câmeras de alta resolução, bateria gigantesca e recursos bacanas que atraem uma boa parcela de usuários. São os chamados intermediários potentes, que ficam um degrau abaixo dos topo de linha por não trazerem ainda tantos recursos avançados e, especialmente, os chips mais poderosos disponíveis.

De qualquer maneira são dois ótimos celulares e, nesta matéria, o Canaltech mostra todas as semelhanças e diferenças deles para ajudar quem está em dúvida entre qual comprar.

Continua após a publicidade

Design

Os dois celulares trazem qualidade de construção semelhante, com uma vantagem do Poco X3 por trazer laterais em alumínio, um pouco mais resistentes do que o plástico do Moto G60, material que também está presente nas traseiras de ambos. Na frente, telas totalmente protegidas em vidro, com bordas mínimas e furo centralizado na parte superior para a câmera frontal.

O visual da tampa traseira traz algumas diferenças. O modelo da Motorola traz módulo da câmera com acabamento na mesma cor do aparelho, localizada no canto superior esquerdo e com um bom destaque às três lentes, além do flash LED ao lado. O leitor de impressão digital fica bem próximo, e a traseira é brilhante, sem efeito de cores ou reflexão de luz. Você pode encontrar este aparelho nas cores azul e champagne.

Continua após a publicidade

Já Poco X3 NFC traz um visual que tem sido bem comum em celulares de fabricantes chinesas, com o logo da empresa gravado na parte traseira em tamanho grande. Já o conjunto fotográfico aposta em um módulo ovalado, deixando o estilo "peça de dominó" (ou cooktop) de lado. E nada de leitor de impressão digital, que fica ao lado, junto ao botão de energia. O celular da Xiaomi está disponível oficialmente nas cores cinza e azul.

Falando nos botões, ambos os modelos apresentam controle de volume e o power no lado direito, e o celular da Motorola ainda traz um botão exclusivo para Assistente do Google, localizado acima dos outros. Na parte de baixo, conector USB-C nos dois modelos e o P2 no caso do Poco X3, que fica no topo do Moto G60.

Com relação a dimensões e peso, o modelo da Xiaomi é um pouco mais baixo, menos espesso e mais leve que o da Motorola, que por sua vez é menos largo, apesar da tela maior. São 165,3 x 76,8 x 9,4 mm e 215 gramas contra 169,6 x 75,9 x 9,8 mm e 225 gramas. Ambos ainda oferecem proteção contra respingos d’água, representado no Poco X3 pela certificação IP53.

Continua após a publicidade

Tela

  • Moto G60: IPS LCD de 6,8 polegadas com resolução Full HD (1080 x 2460 pixels), taxa de atualização de 120 Hz;
  • Poco X3 NFC: IPS LCD de 6,67 polegadas com resolução Full HD (1080 x 2400 pixels), taxa de atualização de 120 Hz.

Ambos possuem a mesma tela IPS LCD com resolução Full HD e taxa de atualização de 120 Hz. Ou seja, basicamente a mesma qualidade de imagem e cores, ficando a diferença apenas no tipo de calibração que cada empresa faz.

Há, porém, algumas diferenças no tamanho em polegadas e na proporção, o que poderia influenciar na densidade de pixels, mas acaba que é a mesma nos dois. O Moto G60 tem pouco mais de 0,1 polegada a mais que o Poco X3 NFC, mas traz proporção diferente, de 20,5:9, contra 20:9, por isso ambos possuem cerca de 395 pixels por polegada.

Continua após a publicidade

Ou seja, são telas quase idênticas, até mesmo com relação ao furo centralizado no topo para a câmera frontal. Mas o celular da Xiaomi possui um pouco mais de bordas, com aproveitamento de cerca de 84,6% contra 85,3% de seu concorrente neste comparativo.

Câmeras

  • Moto G60: 108 MP (f/1,9, principal) + 8 MP (f/2,2, híbrida ultra wide e macro) + 2 MP (f/2,4, profundidade) + 32 MP (f/2,2, frontal);
  • Poco X3 NFC: 64 MP (f/1,9, principal) + 13 MP (f/2,2, ultra wide) + 2 MP (f/2,4, macro) +2 MP (f/2,4, profundidade) + 20 MP (f/2,2, frontal);
Continua após a publicidade

O Moto G60 traz uma câmera de altíssima resolução, com 108 MP na principal, enquanto o Poco X3 NFC fica com 64 MP. Mas pixel não é tudo em fotografia, apesar de geralmente ajudar a captar mais detalhes, especialmente nas câmeras mais recentes que trazem tecnologia de junção dos pixels para reduzir ruídos e ajudar a entregar fotos melhores principalmente com menos luz. Seja como for, para as redes sociais, você pode esperar qualidade próxima nos dois modelos.

A segunda câmera, ultra wide, inverte a vantagem para o Poco X3 NFC, que tem 13 MP, contra 8 MP do concorrente. No entanto, o modelo da Motorola utiliza este mesmo sensor para fotos macro, enquanto o da Xiaomi tem uma câmera de 2 MP para isto. E aí é uma vantagem numérica para o Moto G60, de novo. Os sensores de profundidade auxiliam um pouco no processo de desfoque de fundo em fotos com modo retrato, com aparência mais profissional.

Nas selifes, são 32 MP do Moto G60 e 20 MP do Poco X3. De modo geral, o Motorola promete um pouco mais de qualidade nas imagens, mas é bom lembrar que há uma diferença no processamento de cada modelo, que trata alcance dinâmico, balanço de branco e outros fatores conforme a regulagem de cada fabricante. A questão é que são bons aparelhos para fotos de redes sociais, com limitações semelhantes.

Continua após a publicidade

Em vídeo, ambos podem fazer filmagem em 4K com 30 quadros por segundo na principal e, no caso do Moto G60, também na frontal. Já o Poco X3 fica limitado ao Full HD com a câmera de selfies.

Processador e memória

  • Moto G60: Snapdragon 732G Octa-core (8nm, 2x 2,3 GHz Kryo 470 Gold + 6x 1,8 GHz Kryo 470 Silver), 6 GB RAM, 128 GB armazenamento;
  • Poco X3 NFC: Snapdragon 732G Octa-core (2x 2,3 GHz Kryo 470 Gold + 6x 1,8 GHz Kryo 470 Silver), 6 GB RAM, 128 GB armazenamento.

Não há praticamente nenhuma diferença em hardware, com o mesmo processador e até capacidade de memória igual em ambos. O Poco X3 NFC ainda tem opções com até 8 GB de RAM à venda com importadores, e variante com 64 GB de espaço. Um ponto para você ficar de olho na hora de comprar o celular sem o selo da Anatel.

Continua após a publicidade

Ou seja, a diferença em processamento fica restrita à otimização dos softwares, que é mais limpo no lado da Motorola e costuma entregar rapidez e fluidez geralmente superior aos concorrentes. Mas o Poco X3 NFC não vai ficar muito atrás, se é que chega a ficar em algum momento.

Bateria

  • Moto G60: 6.000 mAh, carregamento de 20 W;
  • Poco X3 NFC: 5.160 mAh, carregamento de 33 W.

A capacidade de bateria é consideravelmente maior no modelo da Motorola, que tem 6.000 mAh e, segundo a fabricante, pode ficar cerca de 54 horas longe da tomada sem desligar. Já o concorrente da Xiaomi traz 5.160 mAh e dura dois dias, segundo a empresa. Ou seja, o Poco X3 NFC vai pedir recarga algumas horas antes do Moto G60, sendo que este segundo chega perto de dois dias e meio longe do carregador, em uso normal.

Continua após a publicidade

Mas há uma vantagem do chinês no quesito recarga, com 33 W de potência no carregador que vem na caixa. Segundo a Xiaomi, o dispositivo chega a 59% da capacidade total em apenas 30 minutos na tomada. O carregador de 20 W da Motorola não consegue preencher tanta carga em tão pouco tempo, apesar de também não ser nada lento.

Ou seja, você tem aqui a opção de ficar mais tempo longe da tomada, mas demorar mais para fazer a recarga, ou correr para um carregador em um tempo um pouco menor, mas estar livre para usar seu celular em pouco tempo.

Recursos extras

Continua após a publicidade

Modelos intermediários não costumam trazer muitos recursos diferentes, e Moto G60 e Poco X3 NFC não são exceção. Ambos possuem desbloqueio biométrico, seja por impressão digital ou reconhecimento facial, e também trazem suporte ao NFC para pagamentos por aproximação.

Em conectividade, ambos contam com Wi-Fi dual-band e uma pequena diferença na versão Bluetooth, 5.0 no Moto G60 e 5.1 no Poco X3 NFC. Além disso, o modelo chinês possui o infravermelho e funciona como controle remoto universal. Por fim, ambos trazem design contra respingos d’água.

E aí entram algumas vantagens do celular da Xiaomi que o da Motorola não tem paralelos, como o sistema de resfriamento LiquidCool 1.0 Plus, que promete reduzir a temperatura do processador em até 6 graus, segundo a empresa, sem contar com a tecnologia Game Turbo 3.0 para otimizar a performance do smartphone durante os jogos.

Continua após a publicidade

O Poco X3 também traz novidades no conjunto de câmeras que foram anunciadas para os topos de linha Mi 10T e Mi 10T Pro, como modo profissional, seis opções de caleidoscópio, inúmeros novos filtros e o chamado AI Skyscaping 3.0, que utiliza de inteligência artificial para fotografar o céu com mais qualidade.

Os dois ainda chegam com o Android 11 instalado de fábrica, e o Moto G60 tem sistema mais limpo, mas fica limitado a uma só atualização de versão, mais um ano extra de updates de segurança. Já o Poco X3 NFC traz a relativamente pesada interface MIUI 12 e, mesmo que não atualize tanto a versão do Android, recebe recursos e correções de segurança por mais tempo. A Xiaomi não define um período, mas há modelos lançados em 2018 com atualização garantida em 2021.

Moto G60 vs Poco X3 NFC: qual vale mais a pena?

Dois modelos muito mais parecidos do que diferentes. Você tem, basicamente, uma opção entre a Motorola, com seu sistema mais limpo e muito fluido, e a Xiaomi, com muito mais recursos extras e atenção maior às atualizações.

O hardware é o mesmo, bem como a tela, e no conjunto de câmeras são os detalhes que podem fazer a balança pender para o lado da Motorola, caso você goste muito de tirar fotos macro ou pretende gravar vídeos em 4K com a câmera frontal. A bateria do Moto G60 também é consideravelmente maior, mas a velocidade de recarga do Poco X3 NFC dá uma compensada neste sentido.

Agora, se você busca por muitos recursos extras, talvez o celular da Xiaomi seja uma opção mais interessante, já que há várias possibilidade de personalização do sistema disponível nativamente na MIUI. Além do sistema de refrigeração líquida que pode dar uma vantagem para quem passa muito tempo jogando ou realiza muitas tarefas pesadas e longas no celular.

Enfim, as ferramentas para ajudar a entender o que cada modelo tem de melhor está aí, e a escolha fica por sua conta. O Poco X3 NFC costuma ser visto a preço mais vantajoso, mas é com importadores que se limitam a oferecer os 3 meses de garantia obrigatório por lei no Brasil. Com isto em mente, pode ser mais interessante investir alguns trocados a mais no Moto G60 para evitar dor de cabeça lá na frente.

Moto G60: ficha técnica

  • Tela: IPS LCD de 6,8" com resolução Full HD (2400 x 1080 pixels), taxa de atualização de 120Hz, HDR10;
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 732G Octa-core até 2,23 GHz;
  • Memória RAM: 6 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB, expansível com cartão microSD;
  • Câmera traseira: 108 MP (f/1,9, principal) + 8 MP (f/2,2, híbrida ultra wide 118° e macro) + 2 MP (f/2,4, profundidade);
  • Câmera frontal: 32 MP (f/2.2);
  • Dimensões: 169,6 x 75,8 x 9,8 mm;
  • Peso: 225 gramas;
  • Bateria: 6.000 mAh com recarga de 20 W (carregador na caixa);
  • Extras: 4G, conectores USB-C e P2, NFC, rádio FM, Bluetooth 5.0, Wi-Fi dual-band, leitor de impressão digital traseiro, ThinkShield for Mobile;
  • Cores disponíveis: azul e champagne;
  • Sistema operacional: Android 11.

Poco X3 NFC: ficha técnica

  • Tela: IPS LCD de 6,67'' com resolução Full HD (1080 x 2400 pixels), 120 HZ, 450 nits típico;
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 732G Octa-core até 2,23 GHz;
  • Memória RAM: 6 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB com suporte para micro SD;
  • Câmera traseira: 64 MP (f/1,9, principal) + 13 MP (f/2,2, ultrawide) + 2 MP (f/2,4, macro) + 2 MP (f/2,4, profundidade);
  • Câmera frontal: 20 MP (f/2,2);
  • Dimensões: 165,3 x 76,8 x 9,4 mm;
  • Peso: 215 gramas;
  • Bateria: 5.160 mAh com carregamento rápido de 33 W;
  • Extras: 4G, conectores USB-C e P2, NFC, infravermelho, Bluetooth 5.0, Wi-Fi dual-band, leitor de digitais lateral, alto-falantes estéreo, proteção contra respingos d'água;
  • Cores disponíveis: cinza, azul;
  • Sistema operacional: Android 11.