Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MIUI 12.5 é oficialmente anunciada com possibilidade de remover apps do sistema

Por| 08 de Fevereiro de 2021 às 11h59

Link copiado!

Reprodução/Xiaomi
Reprodução/Xiaomi
Tudo sobre Xiaomi

A Xiaomi apresentou a versão global do topo de linha Mi 11nesta segunda-feira (8) e aproveitou para falar sobre a nova versão de sua interface, a MIUI 12.5. Já disponível em beta para alguns modelos, a atualização da skin está prevista para chegar ao mundo todo no segundo trimestre de 2021.

Entre as novidades do update estão a melhoria em uso de CPU, que além de entregar animações mais suaves também deve reduzir o consumo de energia, e a possibilidade de desinstalar aplicativos do sistema, com algumas poucas limitações — basicamente apenas apps cruciais para o bom funcionamento do celular não poderão ser apagados. Segundo a Xiaomi, aplicações que estão no núcleo do sistema poderão ser ocultadas.

A empresa não confirmou lista daqueles que poderão ser totalmente removidos ou ocultados, mas divulgou uma imagem exemplificando o recurso — os que estão dentro da linha pontilhada na figura abaixo podem ser deletados ou removidos, enquanto aqueles do lado de fora seguem intactos.

Continua após a publicidade

Melhoria no uso da CPU

Segundo a Xiaomi, a nova versão da MIUI traz uma otimização no uso da CPU que reduz em até 22% o uso do componente e aumenta em até 15% a eficiência energética, garantindo mais tempo longe da tomada enquanto entrega bom desempenho. A empresa chama isso de “gráficos sem atrito”.

Explicando de maneira mais completa, a Xiaomi mudou a maneira como o sistema lida com gestos e outras tarefas de renderização, que antes eram feitos em uma só thread do processador e acabava causando uma espécie de uma fila de tarefas que competiam pelo uso da CPU.

Continua após a publicidade

Para corrigir o problema, a Xiaomi dedicou uma thread para os gestos, “para se certificar que nenhuma outra tarefa interfira e garantir resposta instantânea”. Ou seja, se essa otimização realmente der certo, aquelas pequenas travadas, sentidas principalmente em modelos mais simples, devem no mínimo diminuir bastante.

Mas ainda vai demorar para a MIUI 12.5 chegar aos celulares da empresa no Ocidente. Os primeiros modelos a receberem a MIUI 12.5 global são Mi 10T, Mi 10T Pro, Mi 10, Mi 10 Pro e Mi 11, todos com atualização prevista para o segundo trimestre de 2021. Posteriormente, a companhia pretende atualizar 11 outros dispositivos, ainda não listados.

Fonte: Xiaomi