Linha iPhone 17 Pro chega com visual renovado e performance "gelada"
Por Vinícius Moschen | •

A Apple anunciou sua nova linha iPhone 17 Pro nesta terça-feira (09). Os modelos se diferenciam dos anteriores por trazerem um visual renovado na tampa traseira, além de um novo sistema de resfriamento que faz ele funcionar "gelado".
- 5 inovações que o iPhone trouxe, mas que as pessoas odiaram
- iPhone Fold: veja tudo que já sabemos sobre o celular dobrável da Apple
Uma das novidades mais destacadas pela Apple é a estrutura fabricada a partir de um bloco sólido de alumínio, que substitui o titânio das gerações anteriores. O novo sistema interno conta com uma câmara de vapor, capaz de oferecer uma condutividade térmica 20x melhor.
iPhone 17 Pro ganhou um novo design
Em uma estratégia diferente da vista em anos anteriores, o design do iPhone 17 Pro está diferente. Agora, o módulo de câmeras estendido para o lado facilita a diferenciação do modelo mais recente.
Além disso, o aparelho ganhou novas opções de cores, incluindo um tom laranja considerado mais chamativo. No entanto, opções mais tradicionais também aparecem, como o preto e prateado.
Em termos de durabilidade, a proteção Ceramic Shield entrega 4x mais resistência contra quebras, enquanto a parte frontal ganhou 3x melhor proteção contra riscos.
Novas câmeras para gravações profissionais de vídeo
Assim como rumores prévios indicavam, o novo iPhone 17 Pro ganhou recursos aprimorados nas câmeras. Os três sensores posteriores possuem 48 MP, incluindo uma nova teleobjetiva com zoom de qualidade óptica de 8x.
Segundo a marca, este sensor é 56% maior, o que melhora a nitidez e os detalhes de imagem. Há ainda a integração de machine learning para construção de imagens, e "preservar detalhes naturais e reduzir ruídos, especialmente com pouca luz".
Quando adicionada a aproximação digital, o zoom híbrido chega a até 40x.
Na parte frontal, há uma câmera com tecnologia Center Stage, que enquadra rostos durante selfies ou chamadas de vídeo.
Chegou ainda o suporte para ProRes RAW na gravação de vídeos, o que resulta em mais flexibilidade na pós-produção.
Já a função Genlock dá precisão de sincronização de imagens quando usadas muitas câmeras ao mesmo tempo, especialmente em filmes ou outras produções mais complexas.
Mais bateria e eSIM
Os novos celulares da Apple passam a ser vendidos exclusivamente com tecnologia de eSIM, que economiza espaço interno para colocar uma bateria maior.
Na prática, os celulares são capazes de encontrar duas horas extras de reprodução de vídeos, para chegar a até 39 horas.
Juntamente com os celulares, foi lançada a capinha TechWoven, feita de tecido em cinco cores. Também estão disponíveis opções transparentes e coloridas de silicone.
Preços e disponibilidade
Os celulares já estão disponíveis para compra na Apple Store brasileira, com preços que partem de R$ 11.499 para o iPhone 17 Pro. Contudo, o 17 Pro Max de 2 TB (uma versão inédita na linha) chega a R$ 18.499.
A Apple indicou que os celulares terão suas entregas iniciadas no no dia 19 de setembro, incluindo no mercado brasileiro.
Leia mais no Canaltech:
- Galaxy S26 Ultra terá maior upgrade de câmera desde 2020, indica leaker
- Celular da Xiaomi pega fogo e deixa criança ferida
- Celular que solta cheiro? Conheça nova tecnologia que chegou ao Brasil