"iPhone Fold" será a salvação dos dobráveis, diz consultoria
Por Wendel Martins • Editado por Léo Müller |

O mercado de dobráveis está enfrentando grandes desafios atualmente. Segundo um relatório recente da DSCC, o número de vendas caiu significadamente no terceiro trimestre deste ano. Tendo em vista que a Apple estaria trabalhando em um iPhone dobrável com previsão de lançamento em 2026, o lançamento poderia ser a "salvação" que o segmento precisa.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Celulares top da Samsung poderiam ficar mais caros que iPhones; entenda
- Apple estaria com problemas no desenvolvimento do iPhone 17 Air; entenda motivos
Queda no mercado de dobráveis
Conforme o documento da DSCC — Display Supply Chain Consultants, empresa especialista em análise de vendas de dispositivos com display, o segmento de smartphones dobráveis caíram 38% no último trimestre.
Além disso, 2024 foi o primeiro ano que a categoria registrou um declínio de vendas. Conforme o relatório, a expectativa é de que a tendência se mantenha no próximo ano e resulte uma queda de 4% ao final de 2025.
Vale destacar que, atualmente, estima-se que 22 milhões de dispositivos dobráveis estejam em circulação no mundo inteiro. Importante mencionar, que de 2019 a 2023, o mercado cresceu 40% no total. Em 2024, o aumento é de apenas 5%. Porém, o lançamento da Apple previsto para 2026 pode ser uma mudança drástica.
iPhone dobrável deve mudar o segmento
A princípio, o novo celular chegaria no final de 2026 com tecnologias avançadas para a categoria. O design poderia seguir o Galaxy Z Flip 6, com uma divisória na horizontal para dividir o celular no meio e tornar o produto compacto quando dobrado.
Dado o contexto, a DSCC espera que o ano de 2026 alcance vendas recordes para modelos flexíveis. A analista de mercado aponta que a posição de destaque dentre as fabricantes de celulares terá um grande impacto nos dobráveis.
A expectativa é de que 2026 ultrapasse 30% de crescimento. Já 2027 e 2028 devem registrar 20% de aumento de vendas.
VÍDEO: Análise Completa do iPhone 16: Vale a Pena o Investimento?
Fonte: DSCC