iPhone Fold deve ter tela com resistência extrema contra riscos; veja
Por Renato Moura Jr. |

O aguardado iPhone Fold, primeiro smartphone dobrável da Apple, deve trazer uma tela com resistência contra riscos superior à dos concorrentes atuais, segundo o site sul-coreano The Elec.
- Qual foi o melhor lançamento da Apple em 2025? O que diz a equipe do Canaltech
- Quanto vale a pena pagar no iPhone 17 em 2026?
A empresa estaria explorando o uso de um filme de poliamida transparente sobre o vidro ultrafino da tela para reforçar a proteção contra arranhões no display interno — algo que pode se tornar um diferencial importante frente a outros dobráveis do mercado.
Ao contrário de muitos dispositivos dobráveis, que utilizam uma camada de polietileno tereftalato (PET) como proteção sobre o vidro, a Apple está considerando usar o Clear Polyimide (CPI), um material mais duro e resistente a riscos.
Essa camada adicional seria aplicada diretamente sobre o painel de vidro flexível, oferecendo proteção aprimorada contra desgaste e marcas do uso diário, especialmente em áreas críticas da dobradiça.
Em tese, o CPI tem superfície mais rígida e durável do que o PET tradicional usado em modelos como os Galaxy Z Fold e Z Flip — o que poderia mitigar um dos maiores problemas dos celulares dobráveis: a fragilidade da tela interna ao longo do tempo. Embora o material seja mais caro de produzir, sua adoção alinharia o iPhone Fold à reputação da Apple de priorizar componentes premium.
Rumores apontam que o dispositivo terá uma tela interna de cerca de 7,8 polegadas e um display externo de aproximadamente 5,5 polegadas, com design inspirado na linha Fold de concorrentes, mas com foco na construção e durabilidade.
A possível adoção do filme de poliamida transparente pode ser uma tentativa da Apple de diferenciar seu dobrável tecnicamente, melhorando a longevidade do display e a experiência do usuário em comparação a outros aparelhos da categoria.
Enquanto isso, a Apple trabalha para finalizar os detalhes do seu primeiro dobrável, cuja chegada ao mercado é esperada no segundo semestre de 2026 – possivelmente junto com a linha iPhone 18.
Leia mais no Canaltech:
- Novos óculos da Xiaomi também servem como fones de ouvido; veja
- Conceito de celular dobrável da Nothing tem tela destacável e dois processadores
- Galaxy S26 chegando ao Brasil: bateria do flagship é certificada na Anatel
iPhone dobrável: será que o "Fold" da Apple tá vindo aí?
Fonte: The Elec