Publicidade

iPhone faz consumidores trocarem de celular mais cedo, mostra pesquisa

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Tudo sobre Apple

Os consumidores estão levando menos tempo para trocar seus celulares por um iPhone novo, de acordo com relatório do Consumer Intelligence Research Partners (CIRP). Trata-se da reversão de uma tendência contrária vista desde o ano de 2021, ainda no contexto da pandemia de COVID-19. 

De acordo com a pesquisa mais recente, feita em dezembro do ano passado, 9% dos consumidores compraram um iPhone após terem passado menos de um ano com o smartphone anterior. Além disso, 27% o fizeram após ficarem entre um e dois anos com o celular prévio. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para efeito de comparação, os compradores “mais rápidos” estavam em proporção de 7% e 24%, respectivamente, em pesquisa do ano anterior. 

Por outro lado, foi reduzida a parcela de pessoas que seguram seus smartphones por mais de dois anos. 69% se encaixavam nessa faixa no final de 2023, porcentagem que caiu para 63%.

IA pode ter ajudado a incentivar vendas

Embora a pesquisa não tenha proposto explicações para esse fenômeno, o portal MacRumors trouxe algumas possíveis causas para a troca mais rápida de celulares. 

Uma delas é a chegada da inteligência artificial com o Apple Intelligence para os iPhones mais recentes. O conjunto inédito de funcionalidades inclui o processamento nativo para geração e resumos inteligentes de textos, além da possibilidade de edição avançada de fotos e vídeos. 

Outros fatores apontados incluem promoções associadas a operadoras de telefonia móvel, que também podem ter ajudado nos resultados vistos. 

Continua após a publicidade

Mesmo que a compra de um novo iPhone seja feita de forma mais antecipada, notícias anteriores apontaram que a demanda pelos celulares da Apple não está tão alta. 

Portanto, isso significa que há uma divisão maior entre os tipos de consumidores: a parcela entusiasta está ainda mais engajada e compra a nova geração mais cedo, enquanto os casuais tendem a levar ainda mais tempo para atualizarem seus smartphones.

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade

Relembre a história do iPod:

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*