Apple volta a crescer no Brasil após perder muito espaço para Motorola e Xiaomi
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

A Apple voltou a ganhar mercado no Brasil, após ter perdido muito espaço durante o final de 2024. De acordo com dados da agência StatCounter, a companhia permanece na quarta colocação entre as marcas de smartphones mais vendidas no Brasil.
- Os 20 celulares mais vendidos da história
- O que falta para mais marcas de celulares virem para o Brasil?
A empresa foi a única a ameaçar o segundo lugar da Motorola ao longo de 2024, e chegou a ocupar esta posição no mês de maio. Contudo, a participação caiu de forma brusca entre outubro e novembro — o que é curioso, por se tratar justamente do período após o lançamento do iPhone 16.
Entre os meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025, a Apple passou de 8,44% para 10,05% da proporção de mercado. Contudo, está ainda abaixo de rivais como a própria Motorola (23,59%) e a Xiaomi (19,18%).
Mercado brasileiro é dominado pela Samsung
Se a disputa entre a segunda e a terceira posição foi acirrada ao longo do ano passado, o mesmo não pode ser dito da liderança, dominada pela Samsung.
A companhia nunca teve uma fatia de mercado menor que 34,31% durante todo o ano de 2024, e começa 2025 com 37,96%.
Veja abaixo o resultado das principais companhias no Brasil, em comparação direta entre os meses de janeiro de 2024 e de 2025:
Empresa | Fatia de mercado/Janeiro 2024 | Fatia de mercado/Janeiro 2025 | Diferença em pontos percentuais |
Samsung | 36,90% | 37,96% | + 1,06 p.p |
Motorola | 18,86% | 23,59% | + 4,73 p.p |
Xiaomi | 15,65% | 19,18% | + 3,53 p.p |
Apple | 19,13% | 10,05% | - 9,08 p.p |
Leia mais no Canaltech:
- Galaxy S26 terá tecnologia inédita de bateria e até 7.000 mAh de capacidade
- Galaxy S25 Edge: além de fino, celular será extremamente leve, diz informante
- Novo celular chinês pode rodar DeepSeek, rival do ChatGPT, de forma nativa