Publicidade

Apple volta a crescer no Brasil após perder muito espaço para Motorola e Xiaomi

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Tudo sobre Apple

A Apple voltou a ganhar mercado no Brasil, após ter perdido muito espaço durante o final de 2024. De acordo com dados da agência StatCounter, a companhia permanece na quarta colocação entre as marcas de smartphones mais vendidas no Brasil. 

A empresa foi a única a ameaçar o segundo lugar da Motorola ao longo de 2024, e chegou a ocupar esta posição no mês de maio. Contudo, a participação caiu de forma brusca entre outubro e novembro — o que é curioso, por se tratar justamente do período após o lançamento do iPhone 16. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Entre os meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025, a Apple passou de 8,44% para 10,05% da proporção de mercado. Contudo, está ainda abaixo de rivais como a própria Motorola (23,59%) e a Xiaomi (19,18%).

Mercado brasileiro é dominado pela Samsung

Se a disputa entre a segunda e a terceira posição foi acirrada ao longo do ano passado, o mesmo não pode ser dito da liderança, dominada pela Samsung. 

A companhia nunca teve uma fatia de mercado menor que 34,31% durante todo o ano de 2024, e começa 2025 com 37,96%.

Veja abaixo o resultado das principais companhias no Brasil, em comparação direta entre os meses de janeiro de 2024 e de 2025:

Empresa Fatia de mercado/Janeiro 2024Fatia de mercado/Janeiro 2025Diferença em pontos percentuais
Samsung36,90%37,96%+ 1,06 p.p
Motorola18,86%23,59%+ 4,73 p.p
Xiaomi 15,65%19,18%+ 3,53 p.p
Apple 19,13%10,05%- 9,08 p.p

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade

Será que vale a pena usar seguro de celular no Carnaval? Veja no vídeo abaixo: