Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone é esmagado por assento de avião e pega fogo durante voo

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Abril de 2021 às 12h20

Link copiado!

Fredrik Solli Wandem/Unsplash
Fredrik Solli Wandem/Unsplash

Um iPhone quase comprometeu a viagem de um avião Boeing 787-9 ao pegar fogo cerca de 40 minutos antes da aterrissagem. O incidente aconteceu em setembro de 2020, mas só agora a Agência de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido (AAIB, na sigla em inglês) concluiu a investigação e relatou o que ocorreu.

De acordo com o relatório da agência, o incidente de 30 de setembro de 2020 aconteceu em um voô da British Airways de Miami para Londres, e ocorreu após uma passageira deixar seu iPhone cair no vão entre os assentos da aeronave. Faltando aproximadamente 40 minutos para o pouso, a tripulação emitiu um anúncio e acordou a mulher, que foi usar o banheiro enquanto uma comissária de bordo retirava o cobertor do assento. Ela então sentiu um cheiro forte de enxofre e notou o cabo de energia que sumia na lateral.

A comissária notou que o cheiro ficava cada vez mais forte, então chamou a comissária-chefe, que chegou no momento em que um som de assobio começou a ser emitido e uma espécie de "tornado de fumaça" surgiu. De acordo com um relato, uma luz laranja também foi avistada entre os assentos.

Continua após a publicidade

Um terceiro membro da tripulação levou um extintor de incêndio próprio para dispositivos eletrônicos, e então a comissária-chefe puxou o estofamento do assento e encontrou o iPhone quebrado. Ela extinguiu o princípio de fogo e pôs fim ao que poderia ser um incidente muito maior. O avião, que neste momento já estava cerca de 20 minutos distante de Londres, seguiu para o destino sem maiores complicações.

Aparelho foi esmagado pelo assento

A investigação concluiu que, ao cair no vão, o iPhone acabou esmagado pelo mecanismo do assento após uma mudança de posição, feita pela passageira antes de se levantar para ir ao banheiro. Isto fez com que a bateria fosse danificada, o que teria iniciado um pequeno incêndio, controlado a tempo pela tripulação. Não foram causados danos à aeronave, apenas aos assentos.

Continua após a publicidade

Os resultados do relatório levaram a uma atualização dos vídeos de segurança exibidos a bordo, para incluir um alerta aos passageiros sobre o risco de deixar objetos eletrônicos à solta no avião.

Além disso, a EASA e o Comitê Internacional de Assentos da SAE iniciaram estudos para melhorar o design e a segurança dos assentos de modo a tentar evitar que telefones celulares e outros eletrônicos pequenos caiam no vão. Foi feita uma recomendação de segurança ao CAA para melhorar os requisitos feitos às fabricantes para tentar contornar o problema.

Fonte: Governo do Reino Unido