Publicidade

iPhone com Touch ID sob a tela ainda estaria nos planos da Apple

Por| Editado por Wallace Moté | 23 de Março de 2022 às 15h30

Link copiado!

Canaltech
Canaltech
Tudo sobre Apple

Mesmo com rumores dizendo que o Touch ID embutido sob a tela não deve ser implementado em um iPhone, patentes indicam que a Apple ainda está trabalhando nessa tecnologia, mostrando detalhes de como ela funcionaria.

A Apple lançou o Face ID em 2017 como opção ao Touch ID utilizado anteriormente em seus dispositivos, trocando o leitor de digitais por um facial. Desde então apenas o iPhone SE (2020) e o iPhone SE (2022) foram apresentados como celulares da marca com leitor de digitais, ambos trazendo um botão físico para tal enquanto rivais do mundo Android avançaram no uso do sensor sob a tela. 

Continua após a publicidade

A patente mostra o funcionamento do Touch ID sob a tela, sendo descrito como:

Um aparelho para detecção de toque inclui uma camada emissora de luz coberta por uma camada transparente e configurada para iluminar uma superfície tocando a camada transparente e para permitir a transmissão de raios de luz refletidos da superfície para as camadas subjacentes. As camadas subjacentes incluem uma camada de acoplamento óptico, uma camada de colimador e um sensor de imagem pixelizada. A camada de acoplamento óptico dobra os raios de luz refletidos para criar raios de luz oblíquos. A camada colimadora inclui várias aberturas para colimar os raios de luz recebidos. O sensor de imagem pixelizada detecta os raios de luz oblíquos colimados.

É um funcionamento semelhante a um leitor de impressões digitais sob a tela óptico já utilizado em smartphones Android há alguns anos. Alguns rumores apontavam para a chegada do recurso nos iPhones desde o iPhone 12, depois passando para o iPhone 13 e até mesmo citaram a possibilidade no iPhone 14. Porém, alguns dizem que ele pode não chegar nos aparelhos, com a marca focando em colocar o Face ID escondido completamente sob o painel.

Existem duas possibilidades, com a primeira sendo de que a marca realmente ainda trabalha na tecnologia, mas está postergando sua chegada aos produtos para poder tê-la funcionando da melhor maneira. Ou então, a Apple realmente trabalhou no recurso, mas abandonou o desenvolvimento depois do pedido de patente.

Continua após a publicidade

No caso, essa patente é relacionada a uma tecnologia para autenticação em um dispositivo eletrônico, podendo ser um iPhone, iPad ou mesmo um Mac. Também é importante lembrar que por ser apenas o registro da patente, não se trata de uma garantia de que a novidade estará disponível em produtos da marca. Por isso, será preciso aguardar para ver se isso realmente vai sair do papel em algum momento.

Fonte: USPTO, via PhoneArena