Publicidade

iPhone 18 Pro vai ganhar tecnologia de câmeras profissionais para zoom

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Front Page Tech
Reprodução/Front Page Tech
iPhone 18

O iPhone 18 Pro, novo celular top de linha da Apple, poderá ser equipado com um teleconversor para ampliar a qualidade de registros realizados com zoom. O recurso, citado pelo perfil “Smart Pikachu”, é encontrado com mais frequência em câmeras fotográficas profissionais, embora esteja chegando ao mundo dos smartphones. 

O teleconversor é um elemento óptico que aumenta a distância focal efetiva da lente para permitir uma aproximação maior. Isso pode ocorrer por meio de lentes acessórias que se acoplam à câmera para ampliar o zoom de longo alcance sem o uso de cortes digitais.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Exemplos já implementados no mercado incluem o teleconversor de 2,35x da Vivo, que transforma uma lente de 85 mm em uma de 200 mm. Já a Oppo utiliza um acessório de 3,28x para atingir 230mm, o equivalente a cerca de 10x de zoom óptico.

No entanto, desvantagens potenciais do sistema incluem a possível redução na nitidez e no contraste das imagens. Além disso, os acessórios tendem a ser volumosos e apresentar custo elevado, na casa de centenas de dólares.

Também foi apontado que a utilização do extensor pode causar o bloqueio físico de outras lentes do aparelho, como a ultrawide. 

O recurso está atualmente classificado como "sob avaliação". Por isso, caso os testes tenham sido iniciados recentemente, existe a possibilidade de a tecnologia não ser implementada a tempo do iPhone 18 Pro. 

Além disso, o projeto também pode ser descartado se não atingir os padrões de qualidade exigidos.

iPhone 18 Pro é esperado com abertura variável na câmera

Uma das consequências do uso de teleconversores é a perda de luminosidade na captura. No entanto, o recurso de abertura variável, já citado em rumores anteriores, pode compensar essa perda ao permitir uma maior entrada de luz quando o extensor estiver em uso.

Continua após a publicidade

De acordo com "Smart Pikachu", o sistema de abertura variável já atingiu o estágio de amostras de engenharia de fase final. 

Os benefícios incluem a redução de superexposição em ambientes claros e o controle físico sobre a profundidade de campo — o que reduz a dependência de efeitos computacionais, como o Modo Retrato, para desfoque de fundo.

A Samsung utilizou um sistema similar em 2018, no modelo Galaxy S9. No entanto, a implementação da Apple pode se diferenciar ao permitir múltiplos estágios de abertura para oferecer maior precisão.

O lançamento dos novos aparelhos é esperado para setembro deste ano, juntamente com o inédito iPhone dobrável. Já os modelos da linha iPhone 18 "não-Pro" devem chegar apenas em 2027.

Continua após a publicidade

Leia mais no Canaltech: