iPhone 18 pode ter tecnologia de câmera que a Samsung abandonou em 2019
Por Bruno Bertonzin • Editado por Léo Müller | •

A Apple pode adotar uma câmera principal com abertura de lente variável nos seus celulares a partir de 2026. A primeira marca a introduzir a tecnologia em celulares foi a Huawei, mas a Samsung foi a empresa que mais apostou no recurso. Os Galaxy S9 de 2018 foram a primeira linha da coreana a ter câmeras com abertura variável, e os modelos Galaxy S10 do ano seguinte foram os últimos.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- iPhones estão complicando investigações policiais; entenda
- "AirTag da Motorola": rastreador portátil Moto Tag chega ao Brasil; veja preço
As informações são do analista Ming-Chi Kuo, que publicou informações sobre a cadeia de fornecimento da Maçã e revelou que a tecnologia pode ser implementada a partir do iPhone 18 Pro Max.
Uma das principais razões para a Samsung ter abandonado esse tipo de componente é que ele não agregou tanto para os smartphones quanto o esperado e não deu uma vantagem tão para a empresa em relação aos concorrentes. Agora, porém, a Apple parece ver futuro para a tecnologia.
De acordo com Kuo, a principal fornecedora dos sensores com abertura variáveis da Apple será a empresa Sunny Optical. Segundo ele, essa escolha se dá pela vasta experiência da companhia, que já fornece esse tipo de componentes para outras fabricantes de celulares há quase uma década.
Segundo Ming-Chi Kuo, essa tecnologia deve beneficiar o iPhone 18 Pro Max com imagens mais definidas. Essas lentes costumam abrir e fechar de acordo com a necessidade, dependendo da iluminação do ambiente. O usuário também poderia fazer isso manualmente, controlando a iluminação que entra na lente para ter imagens melhores com pouca luz, por exemplo.
Até o momento, porém, não sabemos se essa novidade chegará também para o iPhone 18 Pro ou se é exclusivo do Pro Max. Em seu relatório, Kuo destaca que o modelo “high-end” de 2026 se beneficiará dessa tecnologia, então não será surpresa se o iPhone 18 Pro Max for o único a recebê-la, para expandir para o outro modelo Pro no ano seguinte.
Fonte: Ming-Chi-Kuo via PhoneArena