iPhone 17 faz vendas dispararem e deixa Xiaomi e Huawei comendo poeira na China
Por Nathan Vieira • Editado por Léo Müller |

Na última terça-feira (18), novas estimativas do mercado mostraram que o iPhone 17 impulsionou uma disparada histórica nas vendas de smartphones na China, deixando rivais como Xiaomi e Huawei para trás em outubro. A Apple cresceu 37% em relação ao ano passado e alcançou a marca de um em cada quatro celulares vendidos no país.
- iPhone 17 usa chip próprio para superar Galaxy S25 em teste de conectividade
- Testamos o iPhone 17: o "mais do mesmo" que funciona
Segundo dados preliminares da Counterpoint Research, as vendas de smartphones na China subiram 8% em outubro, crescimento puxado quase totalmente pela Apple.
✨ Acompanhe o Canaltech Ofertas no WhatsApp para saber das promoções de iPhone
A nova linha iPhone 17 registrou alta de dois dígitos em todas as variantes, com o modelo base avançando mais rápido que os demais.
O desempenho foi tão forte que a Apple superou seu antigo pico de vendas, registrado em outubro de 2021. Além disso, mais de 80% das unidades vendidas pela marca no mês vieram dos novos modelos, um índice considerado excepcional pelos analistas.
Com o ritmo de novembro mantendo a aceleração, a empresa está no caminho certo para registrar o melhor quarto trimestre de sua história.
A única possível ameaça é a chegada da nova linha Huawei Mate 80, prevista para 25 de novembro. Até agora, no entanto, não há sinais de perda de força para a Apple.
Xiaomi volta ao pódio e Oppo surpreende
Mesmo com o domínio da Apple, o mercado chinês também trouxe movimentos importantes entre as marcas locais. A Xiaomi conquistou em outubro o segundo lugar em vendas, algo que não acontecia há mais de uma década.
O avanço veio principalmente do lançamento antecipado da série Xiaomi 17, que aproveitou o período de compras do Festival do Meio do Outono.
Por sua vez, a Oppo foi destaque de crescimento, impulsionada pelo sucesso do topo de linha Find X9 (elogiado por bateria e câmeras) e pelo Reno 14. A marca foi a segunda maior força no aumento das vendas domésticas no mês.
O cenário mostra um mercado chinês em franca recuperação, puxado por lançamentos fortes e preferência crescente por modelos premium. A Apple lidera com folga, Xiaomi retoma relevância e a Oppo avança mais do que o esperado.
Leia também:
- Teste de câmera | iPhone 17 brilha com câmera frontal renovada
- Vai ter promoção de iPhone 17 na Black Friday 2025?
- iPhone 17 x Galaxy S25: qual se sai melhor entre os tops de linha?
VÍDEO | Quem deveria comprar os novos iPhone 17, iPhone 17 Air, iPhone 17 pro e iPhone 17 Pro Max?
Fonte: Counterpoint Research