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iPhone 17 faz sucesso na China e "salva" época de compras; entenda

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

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Divulgação/Apple
Divulgação/Apple

A forte demanda pelo iPhone 17 transformou um Singles Day que prometia ser fraco em um raro momento de crescimento no mercado chinês. A Apple respondeu por 26% de todos os smartphones vendidos no período de promoções, porcentagem suficiente para evitar que as vendas do setor caíssem em relação ao ano anterior.

De acordo com a Counterpoint, as vendas de smartphones durante o mês de ofertas subiram 3% na comparação anual. No entanto, esse resultado só foi possível por causa do desempenho da Apple.

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Sem a participação do iPhone, o segmento teria registrado queda de 5%, reflexo direto do clima de desconfiança entre consumidores chineses, que enfrentam crise imobiliária e preocupação com renda.

O iPhone 17 apareceu como o grande destaque, com procura intensa ao longo de toda a campanha. O sucesso compensou a falta de entusiasmo geral no festival, que mesmo com um período mais longo neste ano, não despertou o mesmo engajamento dos consumidores.

Singles Day cresce no total, mas perde brilho

Embora a demanda esteja mais fraca, o volume financeiro do Singles Day cresceu. A empresa Syntun apontou que as vendas totais alcançaram 1,70 trilhão de yuans (R$ 1,28 trilhão). Ainda assim, o aumento está ligado em parte à duração maior das promoções, e não necessariamente a um consumo mais aquecido.

O Singles Day, celebrado em 11 de novembro na China, é uma das maiores épocas de compras do mundo, em que plataformas de e-commerce oferecem grandes descontos.

Xiaomi e Huawei perdem espaço no segmento de smartphones

Enquanto a Apple avançou, outras fabricantes tiveram resultados mais discretos. A Xiaomi ficou com a segunda maior fatia do mercado, com 17%, mas suas vendas diminuíram porque o lançamento do Xiaomi 17 aconteceu antes do período promocional.

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Já a Huawei registrou queda mais acentuada: sua participação recuou de 17% para 13% em um ano. A empresa lançou o Mate 80 apenas depois do fim das ofertas, perdendo a janela de compras mais importante do varejo chinês.

O desempenho do Singles Day mostra um consumidor mais seletivo, que abre a carteira apenas para produtos altamente desejados, como o iPhone 17.

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Fonte: GSM Arena