Publicidade

iPhone 16 Pro Max pode ter nova bateria para afastá-lo do modelo Plus

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Fevereiro de 2024 às 12h38

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

Novos rumores sugerem que a Apple pode estar preparando ajustes significativos de bateria para a linha iPhone 16. O destaque iria para o iPhone 16 Pro Max e para o iPhone 16 Plus, mas por motivos opostos: enquanto o modelo premium ganharia uma célula de maior capacidade, o aparelho básico de tamanho grande sofreria uma redução. Caso se confirme, a medida poderia ser uma forma de favorecer o dispositivo mais avançado, cujo antecessor costumava empatar ou mesmo perder para o iPhone 15 Plus em autonomia.

As informações são do leaker Majin Bu, e incluem detalhes de bateria de três dos quatro aparelhos que irão compor a família iPhone 16. Começando pelo modelo base, teríamos um aumento de capacidade, que iria de 3.349 mAh no iPhone 15 para 3.561 mAh no iPhone 16, ou cerca de 7% de ganho. Somando as melhorias esperadas de eficiência no processamento, é provável que haja bom salto no tempo de uso.

Continua após a publicidade

Chama atenção ainda o aumento no iPhone 16 Pro Max, que abandonaria a bateria em formato de "L" para crescer de 4.422 mAh do iPhone 15 Pro Max para 4.676 mAh na nova geração, algo em torno de 6%. Contudo, há uma má notícia para os interessados no iPhone 16 Plus: o modelo básico de tamanho avantajado curiosamente terá uma redução na célula de energia.

Ao que parece, a variante sairá dos 4.383 mAh do iPhone 15 Plus para modestos 4.005 mAh, corte notável de quase 10%. Considerando que também teremos avanços de eficiência por aqui, e que a geração anterior estava muito acima da média, é possível que o impacto seja menor que o esperado ao observamos a ficha técnica. Ainda assim, a decisão não deixa de ser duvidosa.

Apesar de Majin Bu não comentar o que teria motivado essa estratégia, podemos especular que a gigante de Cupertino poderia estar tentando afastar o modelo Pro Max do Plus. Na família iPhone 15, graças à bateria grande e especificações mais básicas, o iPhone 15 Plus frequentemente superava o iPhone 15 Pro Max em tempo de uso, assumindo o posto de favorito entre quem priorizava autonomia extensa.

Continua após a publicidade

Com os ajustes nos novos iPhone 16, é possível que a Apple esteja tentando redirecionar esse público para o aparelho mais premium, reposicionando a versão Plus para torná-la uma opção mais intermediária. Dito isso, tudo não passa de especulação no momento, especialmente levando em conta como os dados divulgados por Majin Bu ainda não são oficiais.

Vai ser preciso aguardar pela estreia dos aparelhos para descobrirmos os reais planos da Maçã para seus topos de linha de 2024, que podem chegar em setembro, caso a marca mantenha o cronograma das gerações passadas. Também podemos esperar que mais vazamentos esclareçam melhor a situação até lá.