iPhone 15 Pro: botões laterais funcionarão mesmo com celular desligado
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |

Os novos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max devem estrear no fim do ano com a primeira grande mudança nos botões laterais desde a estreia do iPhone 4 quase 13 anos atrás. Em vez de adotar os clássicos botões físicos, a dupla premium apresentará botões laterais com clique simulado por motores de vibração, e novas informações indicam que a Apple deve implementar um coprocessador dedicado para controlar funções essenciais dos smartphones mesmo sem bateria.
É dito que o novo coprocessador de nome ainda desconhecido deve substituir inteiramente o Modo de Baixa Energia para realizar as tarefas de forma mais eficiente visando menor consumo de bateria, e ser totalmente responsável por energizar os botões laterais.
Atualmente, o chip principal (A16 Bionic) do iPhone 14 Pro é capaz de realizar pequenas tarefas quando o iPhone está sem bateria, como deixar o Apple Pay ativo e o Bluetooth ligado para manter o aparelho conectado à rede Buscar (Find My).
Com a chegada do iPhone 15 Pro, o novo coprocessador será responsável por operar componentes quando o iPhone estiver sem bateria, incluindo os botões laterais, o Apple Pay e funções como NFC, Bluetooth e chip UWB.
Com o smartphone desligado, o coprocessador será responsável por operar todos os componentes acima, menos o Apple Pay, que ainda ficará a cargo do chip principal. Finalmente, com o iPhone ligado, o coprocessador fornecerá energia apenas para os botões laterais. Em resumo:
Com o iPhone ligado:
- Botões de energia, volume e silêncio;
Com o iPhone desligado:
- Botões de energia, volume e silêncio;
- NFC, Bluetooth LE e UWB;
- Possível: resposta vibratória com Taptic Engine;
Com o iPhone sem bateria:
- Botões de energia, volume e silêncio;
- NFC, Bluetooth LE e UWB;
- Apple Pay Express;
Novas ações para o botão de volume
Como era de se imaginar, a chegada do novo botão único para controle de volume resultará em funcionalidades exclusivas para o ajuste de volume com várias possibilidades de uso.
Entre elas, a velocidade de aumentar ou diminuir o volume pode depender da pressão exercida nas extremidades do botão; quanto mais forte pressionar, mais rápido o volume aumenta ou diminui, dependendo de onde o dedo for posicionado.
Outra possibilidade fica para controlar o volume deslizando o dedo pelo botão lateral sem realizar pressão. Tal ação pode diminuir ou aumentar o volume em poucos níveis para um ajuste mais fino e preciso.
Enquanto a mudança para botões laterais sensíveis ao toque são esperados apenas na dupla mais poderosa, toda a linha iPhone 15 é esperada com novo visual refinado de quinas arredondadas, Dynamic Island substituindo inteiramente o notch e implementação do conector USB-C em vez do Lightning.
Os smartphones da Apple têm lançamento esperado para setembro e mais detalhes devem surgir até lá.
Fonte: MacRumors Forums