Publicidade

iPhone 15 pode limitar recarga a 80% para aumentar vida útil da bateria

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Apple
Apple

Após o lançamento do iOS 17 RC há alguns dias, alguns usuários perceberam códigos que fazem relação a um modo que limitava a bateria para manter um alto nível de retenção de carga por mais tempo. Agora, com as primeiras unidades do iPhone 15 chegando às mãos de algumas pessoas antes mesmo do início oficial das entregas, mais detalhes sobre este sistema foram revelados.

De acordo com as publicações feitas nas redes sociais, é possível selecionar uma nova opção que interrompe a carga quando ela alcançar 80%. Ela pode ser escolhida no menu de ajustes do smartphone, juntamente com a opção de Carregamento Otimizado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Carregamento Otimizado já estava disponível anteriormente, com soluções inteligentes que identificavam as rotinas do usuário. Desta forma, a recarga era limitada a 80% durante a noite, e retomada a até 100% poucos momentos antes do horário em que o smartphone começa a ser utilizado.

Portanto, a novidade não chega a ser um recurso completamente novo, mesmo que ainda seja uma opção para quem quer manter a vida útil do aparelho por mais tempo. Afinal, os modelos mais recentes de iPhone possuem baterias de íons de lítio, que se desgastam mais rapidamente quando estão com a carga completa.

Contudo, a limitação de carga a 80% irá fazer com que a autonomia diária do dispositivo seja mais baixa, e por isso uma nova recarga poderá ser necessária antes do fim do dia, dependendo da intensidade do uso.

A linha iPhone 15 ainda ganhou uma seção dedicada para mostrar mais detalhes sobre a saúde de bateria dos dispositivos. Além de mostrar o nível máximo de carga em relação a quando o smartphone era novo, o menu ainda revela dados sobre a data de produção da bateria, quando ela foi usada pela primeira vez, e quantos ciclos de carregamento já foram realizados.

Contudo, ainda não foi confirmado se todas essas funcionalidades chegarão a modelos mais antigos que o iPhone 15. É possível que mais informações sejam divulgadas oficialmente ao longo dos próximos dias.