iPhone 13 Pro: concurso da Apple elegerá as melhores fotos macro
Por Lupa Charleaux • Editado por Wallace Moté |

Nesta terça-feira (25), a Apple anunciou mais uma edição do desafio fotográfico Shot on iPhone. Este ano, a marca convida os donos de iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max a mostrarem os talentos através de imagens capturadas com a câmera macro dos dispositivos.
“A linha iPhone 13 Pro apresenta o sistema de câmera mais avançado de todos os tempos em um iPhone e, pela primeira vez, os usuários podem captar imagens nítidas e impressionantes com distância mínima de foco de 2 cm”, destaca o convite do desafio.
Até o dia 16 de fevereiro de 2022, participarão do concurso os usuários que publicarem fotos macro feitas com o iPhone 13 Pro usando as hashtags #ShotoniPhone e #iPhonemacrochallenge no Twitter e Instagram. Os vencedores serão revelados em abril.
Mais detalhes do desafio Shot on iPhone
O concurso Shot on iPhone é aberto para participantes de qualquer parte do mundo. A pessoa apenas precisa ter mais de 18 anos e publicar as fotos feitas com a câmera macro usando as hashtags nas redes sociais.
Conforme a nota da Apple, as imagens podem ser editadas usando as ferramentas do app Fotos dos celulares ou softwares de terceiros. Então, as fotos em alta resolução devem ser enviadas para o e-mail shotoniphone@apple.com com o arquivo renomeado da seguinte forma: “Nomedousuário_sobrenome_macro_modelodoiphone”.
Os materiais enviados pelos participantes do desafio serão analisados por um júri formado por 10 profissionais especialistas em fotografia. A banca conta com importantes fotógrafos, cineastas e criadores de conteúdo para a internet.
Por fim, as imagens vencedoras serão publicadas em uma galeria no Apple Newsroom, no site oficial e nas redes sociais da marca. Bem como, os materiais poderão ser usados em campanhas publicitárias da empresa e na decoração das Apple Store.
A câmera do iPhone 13 Pro
O sistema de câmeras da linha iPhone 13 Pro conta com sensores ultrawide, wide e telefoto de 12 MP. Com o apoio do processador A15 Bionic da Apple, o conjunto entrega um desempenho elogiado por analistas e fotógrafos profissionais.
A lente ultrawide tem o inédito sistema de foco automático e uma ampla abertura de f/1.8. Com isso, os usuários conseguem registrar imagens brilhantes e mais nítidas mesmo em ambientes com pouca luz.
Então, o sensor conta com o apoio de softwares avançados para registrar as fotos com a câmera em modo macro. Dessa forma, o dispositivo consegue captar imagens extremamente detalhadas mesmo próximo do objeto.
Ademais, o comunicado sobre o desafio Shot on iPhone traz dicas para como fazer os melhores cliques usando a câmera macro.