Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 12: Apple deve produzir antena 5G própria, mas esbarra em dificuldades

Por| 16 de Fevereiro de 2020 às 11h12

Link copiado!

Pallav Raj
Pallav Raj

O iPhone 12 é esperado para o final deste ano e muitos rumores o acercam, como biometria e câmeras frontais abaixo da tela. Outra funcionalidade muito esperada pelos fãs é a conectividade 5G, já presente na linha Galaxy S20, apresentada recentemente pela Samsung.

De acordo com um relatório da Fast Company, a Apple estaria não só disposta a equipar seu smartphone com a tecnologia, como também projetar a sua própria antena 5G, eliminando assim a opção de usar a solução da Qualcomm, o módulo de antena QTM 525 mmWave.

Continua após a publicidade

Ao que tudo indica, a companhia da maçã trabalha com as duas possibilidades, porém esbarra em dificuldades. A antena própria é mais difícil de projetar por conta do uso de frequências mais altas e processos mais rígidos na fabricação, o que pode adiar os planos de lançamento até o final do ano.

Dois pesos, duas medidas

Outra opção seria uma antena "phased array", que utiliza duas partes para formar um feixe de sinal e pode ser direcionado eletronicamente em diferentes direções. Contudo, essa saída necessita que o chip do modem e o módulo da antena trabalhem em conjunto para funcionar corretamente, e ter dois componentes importantes desenvolvidos por empresas diferentes é arriscado.

Continua após a publicidade

Caso opte em fechar parceria com a Qualcomm, além de pagar royalties à fabricante de chipsets, também poderia resultar em um iPhone mais espesso e pesado do que a Apple gostaria.

Vale ressaltar que a Apple já desenvolveu suas próprias antenas no passado com o iPhone 4, porém não obteve o sucesso esperado, uma vez que o sinal fazia com que chamadas caíssem quando o usuário segurava o aparelho de uma determinada forma.

Fonte: GSMArena