iPhone 12: Apple deve produzir antena 5G própria, mas esbarra em dificuldades

iPhone 12: Apple deve produzir antena 5G própria, mas esbarra em dificuldades

Por Alberto Rocha | 16 de Fevereiro de 2020 às 11h12
Pallav Raj

O iPhone 12 é esperado para o final deste ano e muitos rumores o acercam, como biometria e câmeras frontais abaixo da tela. Outra funcionalidade muito esperada pelos fãs é a conectividade 5G, já presente na linha Galaxy S20, apresentada recentemente pela Samsung.

De acordo com um relatório da Fast Company, a Apple estaria não só disposta a equipar seu smartphone com a tecnologia, como também projetar a sua própria antena 5G, eliminando assim a opção de usar a solução da Qualcomm, o módulo de antena QTM 525 mmWave.

iPhone 12 também pode ter 4 câmeras traseiras (Imagem: Reprodução/PhoneArena)

Ao que tudo indica, a companhia da maçã trabalha com as duas possibilidades, porém esbarra em dificuldades. A antena própria é mais difícil de projetar por conta do uso de frequências mais altas e processos mais rígidos na fabricação, o que pode adiar os planos de lançamento até o final do ano.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Dois pesos, duas medidas

Outra opção seria uma antena "phased array", que utiliza duas partes para formar um feixe de sinal e pode ser direcionado eletronicamente em diferentes direções. Contudo, essa saída necessita que o chip do modem e o módulo da antena trabalhem em conjunto para funcionar corretamente, e ter dois componentes importantes desenvolvidos por empresas diferentes é arriscado.

Caso opte em fechar parceria com a Qualcomm, além de pagar royalties à fabricante de chipsets, também poderia resultar em um iPhone mais espesso e pesado do que a Apple gostaria.

Vale ressaltar que a Apple já desenvolveu suas próprias antenas no passado com o iPhone 4, porém não obteve o sucesso esperado, uma vez que o sinal fazia com que chamadas caíssem quando o usuário segurava o aparelho de uma determinada forma.

Fonte: GSMArena  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.