Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 12 aparece em vídeo testando limites da resistência à água

Por| 01 de Dezembro de 2020 às 17h20

Link copiado!

Reprodução/CNET
Reprodução/CNET

A resistência à água do iPhone não é uma característica nova, tendo sido incorporada pela Apple ainda no iPhone 7, de 2016. O novo iPhone 12 tem especificações de proteção superiores, suportando uma submersão a até seis metros por no máximo 30 minutos. O portal CNET colocou a classificação IP68 à prova, usando um drone aquático para expor o aparelho a um teste além do certificado pela fabricante norte-americana.

O iPhone 12 foi instalado à frente da câmera de um mini submarino, permitindo acompanhar o tempo gasto no teste e trazer o aparelho de volta à superfície. O experimento foi realizado em um lago de água doce, o Tahoe, no estado norte-americano da Califórnia. Para referência, a superfície do lago fica a uma altitude de quase 1,9 mil metros (segundo o Google).

O teste foi dividido em duas partes, a primeira seguindo os parâmetros da certificação IP68 — até seis metros por até 30 minutos. O iPhone 12 permaneceu com a tela ligada, enquanto o submarino Theseus registrava uma temperatura de 11 graus Celsius na profundidade da avaliação.

Continua após a publicidade

O modelo resistiu como esperado, com os botões e a tela funcionando normalmente. O site não encontrou sinais de embaçamento nas lentes das câmeras, mas o alto-falante do celular mostrou um pequeno abafamento nos sons reproduzidos.

Indo além

A segunda parte do teste não só aumentou a profundidade de mergulho — para 20 metros, a uma temperatura de 10 graus Celsius —, como também deixou o iPhone 12 submerso por mais tempo, 40 minutos.

Continua após a publicidade

Ao trazer o smartphone de volta, o site relatou que as funções normais não apresentaram problemas, mas o alto-falante continuava com a distorção identificada no primeiro mergulho.

Porém, ao usar o aparelho três dias depois, o iPhone 12 inicializava direto para a tela de diagnóstico, mesmo após aguardar a secagem e recarregar a bateria. Nem mesmo a redefinição do celular (reset) resolveu o problema, o que impediu o teste das câmeras, cujas lentes ficaram embaçadas.

Não tente isso em casa!

Vale destacar que danos causados pela exposição do iPhone à líquidos não são cobertos pela garantia de fábrica, apesar da resistência ser destacada nos materiais de divulgação da Apple. As letras pequenas na página do iPhone 12 destacam ainda que a certificação IP68 foi obtida em condições controladas (leia-se ideais).

Continua após a publicidade
"O iPhone 12 e o iPhone 12 mini são resistentes a respingos, água e poeira e foram testados em condições controladas em laboratório, classificados como IP68 segundo a norma IEC 60529 (profundidade máxima de seis metros por até 30 minutos). A resistência a respingos, água e poeira não é uma condição permanente e pode diminuir com o tempo. Não tente recarregar um iPhone molhado. Veja instruções de limpeza e secagem no Manual do Usuário. Danos decorrentes de contato com líquidos não estão incluídos na garantia." 

Fonte: CNET