Huawei prepara celular com 20 GB de RAM; conheça
Por Vinícius Moschen |

Novos vazamentos publicados no portal MyDrivers apontam que a linha Huawei Mate 80 pode ter versões com até 20 GB de RAM, quantidade rara até mesmo para celulares avançados, que geralmente variam entre 12 e 16 GB.
- Qual é o "melhor celular chinês" do Brasil? Xiaomi, Jovi, Oppo, Honor ou Realme
- Por que celulares chineses são tão caros no Brasil, mas os carros nem tanto?
Na prática, os celulares devem ter mais RAM do que diversos computadores e notebooks. Portanto, os dispositivos serão extremamente rápido em multitarefas, com menos travamentos e execução instantânea de aplicativos pesados.
Também foi dito que o chip Kirin 9030 5G, feito pela própria Huawei, estará em toda a linha — incluindo o modelo Mate 80 padrão. Portanto, seria uma mudança na estratégia de usar chips de gerações passadas nos modelos base.
Huawei pode copiar Apple
Rumores ainda indicam que a Huawei pode substituir a variante Pro Plus por um modelo Pro Max. Portanto, o movimento seguiria o padrão de nomenclatura dos aparelhos mais recentes da linha iPhone.
A estratégia também foi seguida pela Xiaomi, que chegou a “pular” uma geração para ficar sincronizada com o iPhone 17.
No caso da Huawei, a mudança se deve ao tamanho da tela: enquanto os modelos padrão e Pro podem ter cerca de 6,7 polegadas, o modelo Pro Max teria uma tela maior de 6,9 polegadas.
O modelo topo de linha, Pro Max, deve apresentar duas câmeras periscópicas de 50 MP: uma para distâncias focais médias e outra para zoom de longo alcance.
O sensor principal deve ser de 50 MP, com grandes dimensões de 1/1,28 polegada e tecnologia LOFIC — capaz de capturar mais luz por pixel, com maior alcance dinâmico e melhor qualidade de imagem geral.
Em termos de design, o módulo de câmera deve apresentar um visual em vermelho-escuro.
Além disso, pela primeira vez, o modelo Mate 80 padrão deve receber reconhecimento facial 3D, recurso antes exclusivo das versões premium.
Já os modelos Pro e Pro Max devem manter telas com microcurvaturas nas laterais, além de terem reconhecimento de impressão digital montado ao lado. O hardware também pode incluir suporte para carregamento rápido de até 100 W.
A divulgação oficial da linha Mate 80 deve começar em 17 de novembro, com o lançamento da série previsto para o dia 25 na China. O anúncio global ainda é incerto.
Leia mais no Canaltech:
- Novo top chinês deixa iPhone e Xiaomi comendo poeira em teste de bateria
- Philips vai lançar novos celulares e tablet; conheça
- Huawei prepara celular dobrável feito para rivalizar com o iPhone Fold