Publicidade

Huawei pode lançar novo chipset próprio para as linhas P60 e Mate 60

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Fevereiro de 2023 às 11h22

Link copiado!

Divulgação/Huawei
Divulgação/Huawei

A Huawei poderá produzir chipsets por conta própria para a linha P60, e outros dispositivos futuros. De acordo com os rumores mais recentes, estratégia teria relação com as sanções impostas pelos EUA, que impediram o acesso da marca aos chips 4G das empresas mais tradicionais.

Estes novos componentes devem ser produzidos em um processo de 14 nm. Na prática, isso significa que eles seriam bem inferiores aos chipsets utilizados atualmente, tanto em performance quanto em economia energética.

Continua após a publicidade

Em resumo, transistores de dimensões menores são mais vantajosos, já que é possível encaixar mais destes subcomponentes em um mesmo chip. Para efeito de comparação, as plataformas mais modernas são produzidas em arquiteturas de 5, 4 ou até 3 nm.

Caso seja confirmada a informação, a estratégia da Huawei pode ser considerada uma alteração radical nas estratégias da empresa. Porém, ela seria a única alternativa diante de um cenário bastante dificultado pela falta de acesso a chips 4G ou 5G.

A Huawei já tem uma linha própria de processadores com a marca Kirin. Porém, eles são produzidos em conjunto com a TSMC, o que deve se tornar inviável no futuro.

Nova patente pode recolocar Huawei no jogo

Continua após a publicidade

Uma patente registrada pela Huawei pode dar novas esperanças à marca chinesa. A documentação está relacionada a componentes de litografia por raios ultravioleta (EUV), tecnologia essencial para a produção de chips abaixo dos 10 nm.

O EUV tem uma complexidade bastante alta e, por isso, a companhia holandesa ASML domina a construção e distribuição de máquinas necessárias para a fabricação de componentes com a tecnologia. Por conta das sanções impostas ao longo dos últimos anos, a Huawei não tem acesso a estes equipamentos.

Ainda não é possível afirmar que a marca chinesa será capaz de oferecer um chipset competitivo, afinal trata-se de um mercado com extrema dificuldade de entrada. De qualquer forma, as novas informações já servem como um possível direcionamento em relação a como a marca pode lidar com seu isolamento, que se mostra cada vez mais intensificado.

Continua após a publicidade

Fonte: PhoneArena