Publicidade

Honor poderá lançar celular com tela flexível que se estende até a traseira

Por| Editado por Wallace Moté | 29 de Setembro de 2021 às 15h50

Link copiado!

LetsGoDigital
LetsGoDigital
Tudo sobre Honor

Nesta semana, a Honor teve uma patente aprovada com informações sobre um possível futuro smartphone com tela flexível. O projeto foi analisado por uma agência de regulamentação chinesa e várias imagens mostram como pode ser o design e algumas características do novo dispositivo, que se assemelha muito ao que a Xiaomi fez com o conceitual Mi Mix Alpha — conceito de 2019 que nunca chegou às prateleiras —, ao menos quando o aparelho está "fechado".

A construção do smartphone tem um display que pode ser enrolado até o painel traseiro, e a tela pode ser estendida até o tamanho máximo de 11 polegadas, mesmas dimensões indicadas em uma patente da Huawei divulgada no mês passado. As imagens também mostram um celular com câmera frontal escondida — ou ausente — e quatro lentes traseiras alinhadas na vertical, acima de um flash. O botão de liga/desliga foi movido para a parte superior, enquanto os controles de volume provavelmente aconteceriam por toque nas laterais.

Continua após a publicidade

Uma das maiores vantagens dessa estratégia para aparelhos com telas flexíveis é a possibilidade de ter a sua área útil aumentada em até 3,5 vezes em relação às dimensões dele fechado. Além disso, todos os processos podem ser feitos sem aumentar a espessura do dispositivo, ao contrário dos dobráveis atuais que ficam duas vezes mais espessos quando a tela adicional não está em uso, o que pode ser um incômodo ao colocar no bolso ou outros locais apertados.

Por outro lado, uma tela que se enrola até a parte traseira do smartphone fica muito mais suscetível a riscos e quebras, assim como foi apontado na época que a Xiaomi mostrou o Mi Mix Alpha. Displays flexíveis ficam ainda mais expostos, pois são feitos com materiais mais macios, que podem ser danificados até mesmo com as unhas da mão.

Marca também poderá apresentar celular com cinco câmeras traseiras

Continua após a publicidade

Além dos celulares com tela flexível, a companhia também poderá investir pesado em smartphones com altas capacidades nas câmeras. De acordo com projetos divulgados nas patentes, a marca pensa em duas opções de design para o módulo das câmeras traseiras: enquanto o primeiro traz um quadrado superior com quatro lentes e outro inferior com a câmera principal, o outro mostra duas lentes acima e duas abaixo.

Na parte frontal, a marca poderá adotar um display plano com furo centralizado para a lente frontal, ou mesmo utilizar bordas mais curvadas e uma pílula para abrigar uma câmera extra — possivelmente ultrawide ou sensor de profundidade —, além da lente tradicional. Outros aspectos da construção desse possível novo smartphone incluem uma entrada USB-C, uma porta 3,5 mm, um microfone, um alto-falante e um compartimento para cartão SIM.

A patente também mostra uma versão adicional com câmera escondida abaixo da tela e módulo traseiro parecido com a variante que traz quatro câmeras, porém posicionado de forma mais centralizada. Ele poderá ser um smartphone mais premium, até porque também não traz entrada 3,5 mm para fones de ouvido.

Continua após a publicidade

Nenhum dos supostos aparelhos foi confirmado pela marca, e as patentes não significam necessariamente que os smartphones chegarão ao mercado em algum momento. Para isso, os projetos precisam ser tirados do papel, passar por avaliações de engenharia e de viabilidade econômica para produção em massa.

Fonte: LetsGoDigital