Publicidade

Honor desenvolve celular-robô com gimbal integrado para desafiar a DJI em vídeos

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Honor
Reprodução/Honor

A Honor apresentou um protótipo de smartphone que integra um braço robótico no módulo de câmeras. O objetivo é oferecer estabilização e rastreamento de imagem similares aos da DJI, para eliminar a necessidade de acessórios externos.

A proposta é competir diretamente no segmento de vídeo móvel, hoje liderado por equipamentos como os da série Osmo, da DJI. Executivos da marca sugeriram que a nova tecnologia pode tornar gimbals de mão obsoletos para a maioria dos usuários

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Celular-robô de olho no usuário

Seu diferencial é um braço mecânico retrátil na traseira. Diferente das câmeras pop-up antigas, este mecanismo tem eixos de rotação que permitem à lente se mover de forma autônoma, seguindo o usuário ou estabilizando a imagem enquanto o aparelho está parado.

Ao usar Inteligência Artificial, o conjunto óptico consegue realizar enquadramento automático e rastreamento de objetos sem que o usuário precise segurar o telefone. A ideia é que o celular atue como seu próprio cinegrafista em gravações estáticas ou vlogs.

Especificações aguardadas

Embora o foco seja o mecanismo robótico, vazamentos indicam um hardware de ponta. É aguardado o uso do processador Snapdragon 8 Elite Gen 5 e sensores de imagem de alta resolução, necessários para garantir a qualidade de captura prometida pelo sistema mecânico.

Data de lançamento

A Honor ainda não confirmou uma data exata de lançamento. Contudo, a companhia tem até mesmo um site de pesquisa que pergunta aos usuários, quais são suas expectativas em relação ao aparelho. A produção está prevista para 2026, com uma possível revelação global em março, durante a feira MWC, em Barcelona.

Continua após a publicidade

Leia mais no Canaltech

Assista: Honor Magic V3: como competir com o Oppo N5