Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Honor 200 Lite estreia com corpo fino e nova câmera de 108 MP

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Abril de 2024 às 10h18

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Honor)
(Imagem: Reprodução/Honor)
Honor 200 Lite

A Honor lançou de surpresa nesta quinta-feira (25) o Honor 200 Lite, novo celular intermediário da companhia que se posiciona de forma curiosa em comparação ao antecessor. Além de "pular uma geração", o aparelho traz melhorias modestas e até alguns downgrades frente ao Honor 90 Lite, tentando chamar atenção pelo corpo fino e leve, adoção de tela AMOLED e sistema de câmeras atualizado.

As mudanças notáveis começam pelo design, mais simples que o da geração anterior ao adotar um módulo de câmeras retangular de bordas arredondadas. O corpo, que promete alta resistência a quedas, mantém as laterais de linhas retas, mas agora aposta em bordas finas e simétricas ao redor do display.

Também chamam atenção o peso e a espessura, com apenas 166 gramas e 6,8 mm, números bem abaixo da média diante dos diversos aparelhos modernos, que costumam ficar mais próximos dos 200 gramas e dos 10 mm.

Continua após a publicidade

A tela é o primeiro "upgrade" controverso do celular: o painel IPS LCD do Honor 90 Lite sai de cena para dar lugar a um display AMOLED, com resolução Full HD+ de 2412 x 1080 pixels, mas a taxa de atualização cai de 90 Hz para 60 Hz. Fora isso, não há grandes destaques na solução, ainda que a empresa garanta melhor proteção aos olhos.

Outra modificação de pouco impacto é o processamento, que adota o chip MediaTek Dimensity 6080, mesmo componente encontrado em aparelhos como o Redmi Note 13 5G. A plataforma é competente para uso diário e até para games mais leves, mas quase não traz avanços em comparação ao Dimensity 6020 usado na geração anterior — segundo benchmarks, os ganhos são de cerca de 5%. O aparelho também traz uma única configuração de memória, com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, sem expansão via MicroSD.

Melhorias tímidas são encontradas ainda nas câmeras, que contam com um trio de lentes traseiras composto de sensor principal de 108 MP, com abertura de f/1.8 e foco automático por detecção de fase (PDAF), ultrawide de 5MP e macro de 2 MP. Frente à geração anterior, a resolução está um pouco mais alta, enquanto a abertura está maior, o que deve garantir capturas melhores em cenários com iluminação mais desafiadora.

As selfies são responsabilidade de uma lente de 50 MP, abrigada em um entalhe em formato de pílula, design responsável por um dos novos recursos do Honor 200 Lite: a Magic Capsule. Inspirado na Dynamic Island do iPhone, o recurso mostra notificações e permite a interação com alguns apps do sistema, de forma similar à função oferecida pela Apple.

As consequências da baixa espessura estão presentes na bateria, que possui capacidade modesta de 4.500 mAh. Considerando a limitação da tela em 60 Hz e o hardware básico, o telefone ainda deve oferecer boa autonomia, mas a capacidade está abaixo de concorrentes, que costumam embarcar 5.000 mAh. Por sua vez, o carregamento não se destaca, atingindo apenas 35 W de potência.

Fecham o pacote a conectividade 5G, Wi-Fi 5 Dual Band, Bluetooth 5.1, NFC, porta USB-C (ainda nem sempre garantida em aparelhos baratos), leitor de digitais integrado ao botão de energia na lateral, som mono e sistema operacional Android 14, rodando sob a interface MagicOS 8.0. Infelizmente, nenhuma promessa de atualização foi feita.

Continua após a publicidade

Preço e disponibilidade

O Honor 200 Lite chega primeiro à França, com disponibilidade prevista para 3 de maio e pré-vendas já abertas, trazendo preço sugerido de € 329,90 (~R$ 1.830). Quem adquirir o aparelho até o lançamento recebe ainda de brinde a smartband Honor Band 9 e o fone Honor Choice Earbuds X5.

Ainda não há informações de disponibilidade em outros países, mas é provável que a novidade chegue a mais regiões nos próximos dias. Também é possível que vejamos o dispositivo estrear no Brasil, considerando a confirmação do início das operações da companhia por aqui, e o aparente foco em smartphones intermediários e básicos.

Honor 200 Lite: ficha técnica

Continua após a publicidade
  • Tela: AMOLED de 6,7 polegadas, resolução Full HD+ de 2412 x 1080 pixels, taxa de atualização de 60 Hz
  • Processador: MediaTek Dimensity 6080
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 256 GB
  • Câmera traseira: 108 MP (Principal, f/1.8) + 5 MP (Ultrawide, f/2.2) + 2 MP (Macro, f/2.4)
  • Câmera frontal: 50 MP (f/2.1)
  • Dimensões: 161,1 x 74,6 x 6,8 mm
  • Peso: 166 g
  • Bateria: 4.500 mAh com carregamento rápido de 35 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 5 Dual Band, Bluetooth 5.1, NFC, USB-C, leitor de digitais na lateral, som mono
  • Cores disponíveis: Midnight Black (preto), Cyan Lake (ciano) e Starry Blue (azul com acabamento brilhante)
  • Sistema operacional: Android 14, MagicOS 8.0