Galaxy S21 Ultra perde para S20 Ultra em teste de câmera especializado

Por Felipe Junqueira | Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Março de 2021 às 14h00
Divulgação/Samsung

O Galaxy S21 Ultra decepcionou no teste de câmera do DxOMark, com pontuação final mais baixa que a de seu antecessor, o S20 Ultra. O “benchmark de fotografia” somou 121 pontos no total para o novo topo de linha da Samsung, cinco a menos que o antecessor; o valor o deixa atrás de outros 16 modelos.

O teste separa pontuações em três quesitos: fotografia, videografia e zoom. No primeiro, o S21 Ultra somou 128 pontos, empatado com o antecessor, já reavaliado na versão mais recente dos testes. Em vídeo, foram 98 pontos da nova geração contra 106 da antecessora, enquanto o zoom caiu de 88 pontos para 76. Ou seja, segundo o DxOMark, houve perda de qualidade tanto em gravação de vídeo como na aproximação das imagens.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A Samsung melhorou o foco no Galaxy S21 Ultra, que ainda entrega fotos e vídeos com pouca luz mais nítidos e com menos ruídos. O dispositivo também aumentou o alcance do zoom óptico de 5x para 10x, e ainda tem duas câmeras para esta aproximação, que também melhorou a qualidade das fotos no chamado Zoom Espacial.

Então o que deu errado, na opinião do DxOMark?

Na avaliação da ferramenta, a pontuação em vídeo semelhante à obtida pelo Pixel 4a se deve, principalmente, a uma estabilização de imagem considerada precária pelos avaliadores. O DxOMark só testou a gravação em 4K com 60 quadros por segundo, sem avaliar as opções com taxa de quadros menor e nem com resolução maior. A ausência de testes em 8K foi justificada porque a empresa considerou que a qualidade da estabilização é ainda menor nesse cenário.

Já o zoom também não impressionou por não trazer melhoria significativa em comparação com o S20 Ultra. Artefatos e ruídos são os principais problemas nas fotos aproximadas, o que derrubou consideravelmente a pontuação neste quesito.

Apesar da nota baixa no benchmark de câmeras, o Galaxy S21 Ultra foi classificado por praticamente todos os avaliadores de veículos internacionais como a melhor câmera presente em um celular atualmente. Todos elogiaram a melhora na qualidade do zoom e muitos citaram o vídeo com pouca luz como um ponto forte, também.

Na análise do Canaltech, inclusive, foi destacado que a Samsung acertou no zoom. Veja o vídeo completo abaixo.

Fonte: DxOMark

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.