Galaxy M12 chega ao ocidente com visual mudado, tela de 90 Hz e bateria menor

Por Felipe Junqueira | Editado por Wallace Moté | 19 de Abril de 2021 às 18h40
Divulgação/Samsung

Pouco mais de um mês após o anúncio oficial de lançamento do Galaxy M12 na Índia, o celular mais barato da linha M finalmente chega ao ocidente, com um lançamento europeu. O dispositivo, no entanto, chega com uma pequena mudança visual e bateria menor, mas mantém a tela de 90 Hz a preço baixo, que é a principal característica do modelo.

Em vez da traseira com textura diferente na parte superior e inferior — semelhante ao Galaxy A02s —, o Galaxy M12 que chega à Itália tem tampa inteiramente com uma textura levemente ondulada na vertical, o que deve garantir uma ótima pegada e evitar escorregões das mãos. O módulo da câmera fica igual, com um quadrado que lembra, de leve, o lado quatro de um dado, com o flash logo abaixo, já fora do vidro protetor dos sensores fotográficos.

A tela é a mesma TFT LCD de 6,5 polegadas, com resolução HD (720 x 1600 pixels) e taxa de atualização de 90 Hz. O recorte da câmera frontal também mantém o formato em V, no tipo de display chamado Infinity-V pela Samsung. Outras características que não mudam é o sensor de impressão digital na lateral, o conector USB-C na parte traseira e a presença do Android 11 com a One UI 3 Core.

Bom conjunto para categoria de entrada

O Galaxy M12 traz em seu interior uma plataforma própria da Samsung, o modelo Exynos 850, que tem processador de oito núcleos Cortex-A55, cuja velocidade máxima é de 2,0 GHz. É o mesmo chipset incluído no Galaxy A21s, lançado aqui no Brasil no ano passado. A versão europeia traz opção de 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno, apenas, com possibilidade de expandir o espaço com cartão microSD de até 1 TB.

O conjunto de câmeras também é o mesmo, com conjunto de quatro sensores traseiros, sendo o principal um Samsung ISOCELL GM2 de 48 MP, acompanhado de um ultra wide de 5 MP e mais dois sensores de 2 MP, um dedicado a fotos macro e outro para profundidade, responsável pelo desfoque do fundo em fotos no modo retrato. Para selfies, o dispositivo traz uma câmera de 8 MP.

Talvez o maior ponto de desvantagem da versão ocidental do Galaxy M12 é a bateria, que teve redução de capacidade para 5.000 mAh, em vez dos 6.000 mAh do modelo indiano. A recarga de 15 W foi mantida, ao menos, assim como as dimensões, curiosamente até a espessura, de 9,7 mm, enquanto o peso caiu um pouco para 214 gramas (são 221 g no modelo asiático).

Este celular fica posicionado entre os segmentos de entrada e intermediário, com construção e design básicos, com corpo em plástico, grandes bordas ao redor da tela e entalhe para a câmera frontal. Em conectividade, o Galaxy m12 possui suporte ao Bluetooth 5.0, traz NFC na versão europeia e oferece Wi-Fi apenas na frequência 2,4 GHz, a mais comum. E oferece conector P2 para fone de ouvido.

Preço e disponibilidade

O Galaxy M12 chega às lojas italianas nas próximas semanas, em três opções de cores: preto, azul ou verde. O preço sugerido é de 180 euros (cerca de R$ 1.200), um valor consideravelmente mais alto do que o equivalente a cerca de R$ 850 cobrados na Índia.

Este modelo já está homologado na Anatel e pode ser lançado no Brasil a qualquer momento.

Samsung Galaxy M12: ficha técnica

  • Tela: TFT de 6,5 polegadas com resolução HD (720 x 1600 pixels), 90 Hz;
  • Chipset: Samsung Exynos 850 Octa-core (8 nm, Cortex A-55 até 2,0 GHz);
  • Memória RAM: 4 GB;
  • Armazenamento interno: 64 GB;
  • Câmera traseira: 48 MP (f/2,0, principal) + 5 MP (f/2,2, ultrawide) + 2 MP (f/2,4, profundidade) + 2 MP (f/2,4, macro);
  • Câmera frontal: 8 MP (f2,2);
  • Dimensões: 164 x 75,9 x 9,7 mm;
  • Peso: 214 gramas;
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento de 15 W;
  • Extras: USB-C, NFC, som Dolby Atmos, leitor de impressão digital na lateral;
  • Cores disponíveis: azul, preto, verde;
  • Sistema operacional: Android 11 sob a One UI 3 Core.

Fonte: Samsung

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.