Fim do iPhone de titânio: Apple volta ao alumínio em iPhone 17 Pro, indica rumor
Por Vinícius Moschen |

Uma publicação do perfil Instant Digital na rede social chinesa Weibo aponta que os modelos iPhone 17 Pro terão uma estrutura em alumínio. Para efeito de comparação, a geração atual tem construção feita em titânio.
- Seu iPhone não vai receber o iOS 26? Saiba o que fazer
- É melhor comprar iPhone usado ou Android intermediário novo?
Caso confirmada, a decisão encerrará uma tendência iniciada com o iPhone X em 2017. Desde então, todos os iPhones mais avançados eram feitos em aço inoxidável ou titânio.
O alumínio é um material mais leve e mais barato que o titânio, e essas podem ter sido as motivações para que a Apple realize a mudança.
Outro fator relevante deve ser a estrutura muito fina esperada para o iPhone 17 Pro, com bordas praticamente invisíveis ao redor do display. É possível que esse resultado seja atingido de forma mais fácil com o alumínio.
Contudo, nenhuma das explicações deve ser considerada oficial. É possível que a Apple nunca revele os principais incentivos para a alteração.
De qualquer forma, o novo design manteria uma parte traseira de vidro para garantir a compatibilidade com o carregamento sem fio MagSafe.
Modelos “não-Pro”, como o iPhone 16 e o iPhone 16 Plus, já usam alumínio em suas estruturas na geração atual e anteriores, o que não deve mudar.
Outros modelos iPhone 17 também são esperados
Um rumor anterior sugeriu que o inédito ultrafino iPhone 17 Air ainda usaria titânio em sua composição. Porém, isso também não foi confirmado até o momento.
O celular mais fino pode ser anunciado com uma opção inédita de cor, como apontado em rumores recentes. Contudo, o modelo deve ter bateria pequena e apenas uma câmera na parte traseira.
A Apple costuma anunciar novos iPhones em setembro, e não deve ser diferente na linha de 2025. Até a data do anúncio, novas características podem ser reveladas por meio de vazamentos.
Leia mais no Canaltech:
- iPhone 17e já tem previsão de lançamento; veja tudo que já sabemos
- Governo Trump critica Apple por não produzir o iPhone nos EUA: “inconcebível”
- Este deve ser o design dos novos iPhones 17 Pro e Pro Max; veja imagens