Europa começa a discutir o “direito de consertar” para eletrônicos

Por Rubens Eishima | 12 de Março de 2020 às 12h00
Rubens Eishima/Canaltech

A Comissão Europeia anunciou a adoção de um “Plano de Ação para Economia Circular”, parte da iniciativa Pacto Ecológico Europeu (ou European Green Deal) para crescimento sustentável. Entre os objetivos do plano estão uma redução na geração de lixo e no consumo de recursos, com propostas para aumentar o tempo de vida de produtos como eletrônicos.

Uma das sugestões é a implementação do “direito de consertar” (right to repair, no original em inglês), para incentivar o reuso e a possibilidade de consertar aparelhos como celulares, televisores e outros eletrônicos.

Outro ponto importante é combater a chamada “obsolescência programada”, ou seja, o desenvolvimento de produtos com tempo de vida limitado propositalmente. Para isso, uma das propostas estudadas é incentivar a capacidade de atualizar componentes e softwares: 

Destaque em eletrônicos e tecnologias de informação e comunicação como um setor prioritário para implementar o “direito de consertar”, incluindo o direito de atualizar software obsoleto.

O plano cita ainda iniciativas para um programa continental de coleta e revenda de celulares, tablets e carregadores, além de novas medidas regulatórias para os carregadores de dispositivos eletrônicos.

O relatório da Comissão Europeia prevê que a população mundial consumirá, em 2050 mantendo a progressão atual, como se existissem três planetas Terra. Por esse motivo, o plano propõe que o continente alcance um equilíbrio no consumo de recursos, incentivando a reutilização.

Além dos celulares, o plano inclui metas para reuso de materiais têxteis, incentivo ao uso de alternativas ao plástico como os bioplásticos e plásticos biodegradáveis, novas regras para construções, reciclagem de baterias e redução do desperdício de alimentos.

Fonte: Comissão Europeia

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.