Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estudo mostra que trocar a mão com que se segura o celular melhora conexão

Por| 20 de Setembro de 2016 às 13h40

Link copiado!

Estudo mostra que trocar a mão com que se segura o celular melhora conexão
Estudo mostra que trocar a mão com que se segura o celular melhora conexão

Quando o sinal de seu celular estiver ruim, basta trocar a mão com que segura ele para o sinal melhorar. Parece zoeira, mas não é. Um estudo da Universidade Aalborg, da Dinamarca, indica que trocar o aparelho celular de ouvido melhora a conexão tanto de voz quanto de dados. E não para por aí: certos modelos de aparelhos funcionam melhor na mão esquerda, enquanto outros na mão direita.

Segundo o cientista e autor da pesquisa Gert Pedersen, o motivo está na posição e no design das antenas – assim como na qualidade delas, “Os fabricantes não deveriam colocar as antenas em regiões sensíveis, onde normalmente ficam nossas mãos”, ressaltou Pedersen em entrevista à BBC News. “Isso é feito para otimizar o espaço (no interior do aparelho). Por esse mesmo motivo, não se usa o melhor modelo de antena possível”, explicou.

O pesquisador recomenda cultivar novos hábitos ao usar o telefone, como fazer ligações com o aparelho sobre a mesa e conectado a um fone de ouvido. "Se puder usá-lo sem as mãos, faça isso. Assim, o sinal melhora bastante", disse Pedersen. "Outra coisa que você pode fazer é não segurá-lo com muita força contra a cabeça. Tente fazer isso de forma mais leve, e você terá uma conexão muito melhor”, aconselhou.

Foram avaliados 26 modelos de celulares durante a pesquisa, através de um boneco de testes que simulou o uso das mãos, assim como conexões realizadas sem as mãos, com o aparelho sobre a mesa e o uso de um fone – que, segundo consta, é a maneira mais segura de melhorar sua conexão. A conexão de voz foi a mais afetada, ficando cem vezes mais fraca nos piores casos, pelo uso da mão. Ainda que menos afetada, a conexão de dados também piorou nos testes, fazendo com que, em alguns casos, o download de dados ficasse cinco vezes mais lento.

Continua após a publicidade

A pesquisa revela também que os modelos Galaxy S7 Edge, da Samsung, o P9, da Huawei, e o Lumia 650, da Microsoft, funcionam melhor na mão esquerda, enquanto o iPhone 6S Plus, da Apple, o G5, da LG, e o HTC 10 com a mão direita. Uns, portanto, são feitos para canhotos, e outros para destros – mas todos funcionam melhor sem as mãos, com um fone – e muita paciência até a conexão melhorar.

Fonte: BBC Brasil