Estaria a Nokia trazendo de volta os feature phones? E com Android?

Por Redação | 19 de Julho de 2019 às 18h43
AndroidPIT
Tudo sobre

Nokia

Saiba tudo sobre Nokia

Ver mais

Ainda que os smartphones mais básicos tenham um bom número de funcionalidades, os features phones — celulares de baixo custo, mas com recursos limitados — ainda têm um bom espaço no mercado, principalmente entre o público que quer um aparelho para fazer ligações e mandar uma mensagem ou outra para seus contatos. E, até a primeira década deste século, ninguém sabia fazer melhor esse tipo de telefone do que a Nokia.

E agora que a empresa reapareceu ao grande público, tudo indica que ela está trabalhando em um feature phone e que traz o Android como sistema operacional. Segundo o site 9to5google, informações obtidas no código público do Chrome sugerem que o sistema operacional mobile do Google poderá ser implementado nesse tipo de aparelho. Além disso, ele traria recursos bem diferentes do Android Go, já que celulares dessa modalidade não têm telas touch. Em vez disso, a navegação pela plataforma se dará por meio de um d-pad tradicional, com botões auxiliares e teclas numéricas. A única provável ausência seria o comando para alternar aplicativos, a menos que o dispositivo da Nokia em questão tenha um botão físico para isso.

Ainda segundo o site, um informante anônimo mostrou uma imagem de um celular com recursos Android em desenvolvimento. Embora não exista a marca no dispositivo, a fonte alega que o telefone é da Nokia e que isso foi provado por meio do ícone distinto usado para o botão "telefone" no lado esquerdo. O site incluiu um telefone Nokia suspeitamente similar para comparação visual, que você pode ver logo abaixo.

À esquerda: imagem do susposto feature phone da Nokia / Créditos: 9to5google

Na imagem, vemos o que parece ser um novo layout para a tela inicial do Android. Posicionados de forma proeminente na parte superior da tela, temos o ícone de microfone padrão do Google, que pode indicar um acesso fácil ao Google Assistente — recurso já presente em features phones de outras marcas, como os da Semp TCL — embora o Google também tenha usado esse microfone para pesquisas por voz normais. Logo abaixo, vemos ainda uma sugestão para "Alterar idioma falado". Não há certeza se isso está vinculado diretamente ao botão do microfone ou se esse local na tela inicial será usado para fornecer ações sugeridas.

É possível ver ainda uma fileira de ícones de aplicativos e até um ícone parecido com o de uma gaveta de apps no centro, usando o esquema de quatro cores do Google. Dos aplicativos visíveis, três deles são claramente Camera, Chrome e YouTube, além de um ícone misterioso, com os traços do Material Design, e uma dobra no canto que lembra o ícone do aplicativo "Arquivos do Google". Mas, mesmo assim, não dá para afirmar com certeza qual a utilidade prática deste app.

Finalmente, temos as bordas superior e inferior do dispositivo. Na primeira, estão localizadas a interface tradicional do usuário, com sinal de conexão, bateria e o relógio na parte superior. Já na segunda, vemos a função de "Alertas" listada no lado esquerdo, que pode ser a maneira de acessar as notificações do telefone, além de um comando de "Select" para escolher as funções e o de "Settings", para acessar as configurações do aparelho.

Apesar de tudo indicar que se trata de um aparelho da Nokia, não podemos afirmar ser um feature phone da marca. No entanto, se existe uma empresa com moral suficiente para desenvolver um modelo do gênero, esta é a companhia finlandesa.

Fonte: 9to5google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.