Duas câmeras de 200 MP: celular da Xiaomi é esperado com combinação poderosa
Por Vinícius Moschen |

Um vazamento recente reforçou que a Xiaomi estaria preparando novidades importantes para as câmeras da sua próxima geração de celulares topos de linha. De acordo com informações do perfil Digital Chat Station, o Xiaomi 18 Pro deve ser lançado com dois sensores traseiros de 200 MP.
- 5 celulares que tiram as melhores fotos
- O que os celulares Xiaomi têm que as concorrentes não oferecem?
Embora o foco esteja nos componentes de 200 MP, para a câmera principal e teleobjetiva, espera-se a manutenção do sistema de câmera tripla com ultrawide de 50 MP.
Na prática, a maior resolução da câmera de zoom pode levar a aproximações mais distantes sem perdas perceptíveis de qualidade, ao unir tecnologia óptica e digital — também com um toque de IA.
No entanto, foi dito que a implementação desses componentes em um corpo compacto representa um desafio de engenharia, já que exige a otimização do espaço interno para preservar a bateria e o chipset.
Xiaomi 18 Pro é esperado com processador Snapdragon inédito
Para além das questões de câmera, a linha Xiaomi 18 deve ser uma das primeiras a utilizar o processador Snapdragon 8 Elite Gen 6, da Qualcomm. O chip é esperado com fabricação no processo de 2nm da TSMC, o que representa avanços significativos de eficiência energética e performance.
Além disso, o Xiaomi 18 Ultra pode adotar uma variante mais potente do Snapdragon 8 Elite Gen 6.
Os aparelhos ainda devem incluir um sensor de impressão digital ultrassônico 3D posicionado sob a tela, que teria dimensões de 6,3 polegadas para o modelo Pro e 6,9 polegadas para o Pro Max.
Os dispositivos também são esperados com proteção contra água de alto padrão e suporte para carregamento sem fio, além de uma tela secundária na parte traseira dos modelos Pro e Pro Max.
A série Xiaomi 18 deve estrear na China por volta de setembro, mas o modelo Ultra pode ser lançado separadamente no final do ano. Ainda não há como confirmar se os aparelhos Pro e Pro Max terão disponibilidade global, visto que os antecessores foram exclusivos do mercado chinês.