Como saber se o Galaxy S22 Ultra é original ou falsificado
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |

O Samsung Galaxy S22 Ultra está entre os aparelhos mais desejados do mercado, e por isso é necessário tomar cuidados extras para ter certeza de que se trata de um modelo legítimo na hora de comprar. Para evitar dores de cabeça e gastos desnecessários,é possível seguir algumas dicas básicas.
Observe os detalhes
Uma das melhores maneiras de identificar um Galaxy S22 Ultra falso é perceber os detalhes do dispositivo. Afinal, as unidades de origem duvidosa terão uma qualidade muito inferior de construção, e por isso podem apresentar rebarbas ou encaixes mal feitos ao longo de sua estrutura.
Ademais, o modelo original tem sempre um acabamento fosco, com construção que traz partes em vidro e alumínio reforçado. Portanto, celulares de plástico que se passam pelo S22 Ultra serão certamente falsos.
Outra forma bastante direta de descobrir a veracidade de um dispositivo é pesquisar seu número de IMEI, que deve aparecer na sua embalagem. Encontrada a sequência de algarismos, basta colocá-la no portal Consulta Celular Legal.
Se o IMEI não for encontrado, é possível recebê-lo ao abrir o discador do telefone, e digitar a sequência *#06#.
É possível identificar sinais de um Galaxy S22 Ultra falso no próprio sistema operacional do dispositivo. Se ele apresentar lentidão de forma muito frequente e sem motivo aparente, é provável que seja um modelo pirata — afinal, o smartphone legítimo tem desempenho suficiente para realizar praticamente qualquer tarefa sem grandes problemas.
Também vale a pena procurar a seção “Sobre”, no menu de ajustes do dispositivo. É esperado que ele tenha uma versão atualizada do sistema operacional, com o Android 12 (e interface One UI 4) ou 13 (One UI 5).
A parte de câmeras também pode revelar informações importantes sobre o dispositivo, especialmente ao testar o modo de zoom. O aparelho é capaz de realizar aproximação de até 10x sem qualquer perda óbvia de qualidade nas fotos, indo até 100x de aproximação máxima, e portanto este é um teste válido para saber se o aparelho em mãos tem a mesma performance de imagem.
Cuidado com os anúncios
Em geral, a forma mais fácil e rápida de identificar um produto falso é por meio de seu próprio anúncio na internet. É comum que páginas mal intencionadas mostrem erros em alguns detalhes, como no texto ou nas imagens do dispositivo.
Uma prática utilizada nesse tipo de anúncio é a mera tradução mecânica de textos formulados em outros idiomas, e por isso o conteúdo mostra equívocos de gramática ou concordância. A presença de palavras em inglês colocadas de forma inadequada no meio de frases em português também pode ser um indicativo de um Samsung Galaxy S22 Ultra falso.
Já as fotos de páginas duvidosas podem ser mostradas em baixa resolução, ou mesmo exibir aparelhos com design bastante diferente em relação ao Galaxy S22 Ultra. É sempre válido conferir o material oficial divulgado pela Samsung, e conferir com cuidado.
Outro ponto relevante para análise é o próprio preço do aparelho, já que valores muito baixos devem sempre gerar desconfiança. Por isso, vale a pena pesquisar em múltiplos sites para conferir se a média de valores cobrados por outros portais é parecida.
Além disso, é provável que fontes legítimas ofereçam serviços de garantia para o celular, por pelo menos alguns meses após a compra do Galaxy S22 Ultra. Sites mal intencionados não divulgarão esse tipo de serviço, afinal eles ofertam um item que certamente não atenderá às expectativas dos consumidores.
Para ter certeza de que não é um anúncio falso, é muito recomendada a compra em portais que já tenham alguma reputação, como varejistas famosas ou no próprio site da Samsung. Para isso, você pode contar sempre com o Canaltech Ofertas, que tem um time dedicado para fazer exatamente essa curadoria para você, e separar apenas as melhores ofertas para produtos legítimos em lojas de confiança.
Fonte: via Smart Android