Como saber se um celular é original?

Por Lu do Magalu | 02 de Março de 2021 às 16h00
Reprodução/Android 4 Cill

Oi, gente! Hoje vim falar sobre um assunto importante. Ao comprar um celular na internet, é preciso tomar bastante cuidado para não comprar um aparelho “pirata” (não licenciado), tá? É que smartphones originais passam por vários testes de segurança e desempenho realizados pela Anatel que é agência regulador desse segmento aqui no Brasil.

Por isso, hoje vou dar umas dicas de como descobrir se o celular é original. Tomando esses cuidados você poderá aproveitar a melhor experiência com seu novo smartphone. Dá só uma olhadinha. 😉

Como saber se o celular é original

Vamos lá! Gente, uma das formas mais seguras de confirmar se um aparelho é original, é consultar o número de série do aparelho no site do Governo Federal. O número do IMEI é o dado mais importante do seu celular, porque o código funciona como se fosse um documento de identidade do aparelho.

Antes de um celular ser aprovado para compra no Brasil, ele passa por diversos testes da Agência Nacional de Telecomunicações. Caso sejam aprovados nesses testes, eles serão homologados e seus números de série estarão cadastrados no sistema da agência reguladora.

Desse jeito, com o número em mãos, é possível resolver diversos problemas com a fabricante e loja ou operadora onde você adquiriu o celular. Por isso, é importante ter anotado o número de IMEI do seu smartphone, tá?

Além disso, pelo número do IMEI também dá para saber se existe algum registro de impedimento no aparelho que você possui ou que deseja comprar. Mas, você deve estar se perguntando — Lu, onde eu encontro e como faço para consultar o IMEI? Deixa que eu te explico.

Como consultar o IMEI do celular 

Olha só! Primeiro, você pode encontrar o número de série do seu aparelho na caixinha do celular, na nota fiscal, no adesivo que fica atrás da bateria, na gavetinha do cartão SIM ou até mesmo digitando *#06# no teclado numérico do aparelho. São muitas formas de encontrar o número de série.

Ah! E celulares que utilizam mais de um cartão SIM (mais de um chip de operadora) possuem um IMEI para cada chip. Nesse caso, é importante anotar os dois números, tá?

Feito isso, com o número de IMEI é só acessar a parte da Anatel no site oficial do Gov.br. Você pode acessar clicando aqui.

Então, clique em “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”. Depois disso, é só digitar seu número de IMEI, se o aparelho for homologado (aprovado e testado pela Anatel) ele terá seu número de IMEI ativo e cadastrado no sistema.

Pronto! Agora você sabe como descobrir se seu celular é original. Compartilhe essa matéria com seus amigos.🥰

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.