Como saber o que seu filho faz no celular; passo a passo no Android
Por Bruno Bertonzin • Editado por Léo Müller |

Ao entregar um celular Android para uma criança, a principal preocupação dos pais costuma ser o equilíbrio entre o uso saudável da tecnologia e a segurança online. Para auxiliar nessa tarefa, o Google oferece o Family Link, uma ferramenta que respeita as escolhas individuais das famílias e ajuda a criar hábitos digitais positivos.
- Google planeja liberar Gemini para crianças com supervisão parental, diz jornal
- Controle parental do ChatGPT é liberado a todos; veja como funciona
Com recursos fáceis de usar, é possível entender como a criança utiliza o dispositivo, gerenciar configurações de privacidade e definir regras básicas para o ambiente digital, tudo de forma remota.
Como ativar
Para configurar os controles parentais no Android, é necessário utilizar o aplicativo Family Link. Um familiar responsável precisa usar a senha da própria Conta do Google para realizar as configurações iniciais. O processo para ajustar os filtros da Google Play Store, por exemplo, segue este caminho:
- Abra o app Family Link;
- No canto superior esquerdo, selecione a criança que deseja supervisionar
- Toque em Controles Google Play;
- Toque no tipo de conteúdo que você quer filtrar (Apps, jogos, filmes, etc.);
- Escolha como filtrar o conteúdo ou restringir o acesso com base na classificação indicativa.
O que é possível fazer
O Family Link oferece um controle sobre a rotina digital. É possível definir o tempo de tela mais adequado para a criança, estabelecendo limites diários de uso e programando horários de descanso ou bloqueio durante o período escolar. Isso auxilia diretamente na criação de uma rotina equilibrada.
No gerenciamento de aplicativos, dá para definir limites específicos para cada app ou dar tempo ilimitado para aqueles que são educativos. Também é possível bloquear aplicativos indesejados e exigir aprovação prévia para a instalação de qualquer novidade vinda da loja.
A filtragem de conteúdo se estende aos serviços do Google. É possível configurar controles para o navegador Chrome, Pesquisa e YouTube, para bloquear sites inadequados e gerenciar o que a criança vê online.
Na Play Store, o responsável pode restringir downloads de apps, jogos, filmes e livros com base no nível de maturidade ou classificação indicativa, para evitar que o filho tenha contato com linguagem ou temas impróprios.
Como saber o que seu filho faz no Android
O monitoramento vai além do que é acessado na tela. Com o Family Link, é possível localizar a criança em um mapa quando ela estiver com o dispositivo na rua, o que traz mais tranquilidade para os pais. O sistema também envia notificações importantes, para alertar quando a criança chega ou sai de um determinado local.
Outro recurso útil é a visualização do status do aparelho. É possível ver a duração restante da bateria do celular do filho e até ligar para o dispositivo remotamente. Além disso, o familiar responsável tem gestão total sobre a segurança da conta, e pode alterar ou redefinir a senha caso a criança esqueça, editar informações pessoais e gerenciar permissões de dados e privacidade.
Leia mais no Canaltech:
- iPhone 17 Pro perde função popular no app de câmeras; saiba qual é
- Samsung prepara enxurrada de TVs com tela OLED para 2026; veja o que já sabemos
- Novo celular chinês copia visual da Samsung, mas custa bem menos
ASSISTA: Como CONTROLAR o dispositivo do seu FILHO pelo Android