Como personalizar o toque do iPhone e celulares Android

Por Matheus Bigogno Costa | 30 de Dezembro de 2020 às 10h15

No passado, usar toques personalizados no celular era uma tarefa complicada e até, muitas vezes, cara, visto que algumas operadoras vendiam ringtones com canções específicas. Os smartphones chegaram para mudar isso ao oferecerem uma gama de aplicativos que contam com bibliotecas de toques e até mesmo editores de áudio embutidos.

A seguir você confere como alterar o toque do seu iPhone ou Android usando aplicativos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como personalizar o toque do iPhone

A Apple recomenda o aplicativo Garageband como a melhor opção para que o usuário possa criar toques personalizados para o iPhone. Acontece que, com ele, você irá criar um toque do zero, usando teclados, baterias e saxofone virtuais. Nada prático.

O melhor app para você encontrar um toque customizado é o Ringtone Maker. Ele funciona como uma biblioteca de toques, e você pode baixar inúmeras músicas e instalá-las no iPhone para serem usadas como toque do celular para ligações.

Passo 1: baixe e instale o Ringtone Maker gratuitamente na App Store. Depois, abra o aplicativo e clique no "X" no canto superior esquerdo para acessar a versão gratuita do aplicativo.

Abra o Ringtone Maker em seu iPhone e clique no ícone "X" para acessar a versão gratuita (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: na aba seguinte, selecione o item "Catálogo de toques".

Na aba seguinte, selecione a opção "Catálogo de toques" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: utilize a seção de "Gêneros" ou o campo de busca no canto superior para buscar pela música que você deseja definir como toque .

Utilize o campo de buscas ou a seção de "Gêneros" para achar a música que você quer instalar (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: selecione a música e clique no ícone de "Seta para baixo" para fazer o download.

Selecione-a e clique no ícone de "Download" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: espere o download ser realizado e, ao abrir a aba "Meus sons", escolha a música e clique em "Instalar Toque" no menu exibido em seguida.

Acesse a aba "Meus sons" e instale a música que você baixou (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 6: para definir o toque como padrão do iPhone, abra o app "Ajustes", selecione "Sons e tato" e, depois, vá até a opção "Toque". Role a lista até encontrar o toque que você instalou e selecione-o.

Como personalizar o toque do Android

Diferente do iPhone, celulares com Android contam com inúmeros apps que customizam e criam toques para serem usados em chamadas e mensagens. Entre as opções mais completas e que podem ser usadas por vários usuários facilmente, uma das principais é o Zedge.

Além de ringtones, o Zedge oferece papéis de parede estáticos e dinâmicos, pacotes de imagens criadas por artistas e até protetores de tela. Saiba como usá-lo:

Passo 1: baixe e instale o Zedge gratuitamente na Google Play Store e, ao abri-lo, clique no ícone "X" para acessar a versão gratuita do app.

Abra o app Zedge em seu celular e clique no ícone "X" para acessar a versão gratuita (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: na aba seguinte, clique no ícone de “Três linhas” no canto superior esquerdo para abrir o menu lateral.

Na aba seguinte, clique no ícone de "Três linhas" no canto superior esquerdo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: com o menu aberto, selecione o item “Toques”.

Com o menu aberto, clique em "Toques" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: utilize a seção “Popular” ou o campo de buscas no canto superior para procurar a música que você quer instalar.

Procure pela música que você quer instalar (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: ao selecionar a música, abra-a, clique no ícone de “Seta para baixo” e, com o menu aberto em seguida, clique em “Configurar toque”. Ainda há a opção de “Configurar notificação” e outras.

Passo 6: para voltar ao padrão anterior, vá em "Configurações" do Android e clique em "Som", expanda a opção "Avançado", selecione "Toque do telefone" e selecione o novo toque.

Para altrar o toque, acesse as "Configurações" do Android (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Agora você pode personalizar o toque do seu celular iOS e Android. Qual é o toque que você deixa no seu celular?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.