Como bloquear e desbloquear um contato no iPhone?

Por Sérgio Oliveira

Foram-se os tempos em que tínhamos que aguentar pessoas indesejadas ligando para o nosso telefone ou, para resolver o problema, o tirávamos da tomada. Com o advento dos smartphones, deixamos de nos aborrecer com números estranhos, de telemarketing e afins porque podemos simplesmente bloqueá-los.

Essa maravilha, claro, está presente no iPhone e até mesmo no iPad, quando este está tem o iOS 8 instalado e está habilitado para fazer e receber ligações. Se você sofre com esse problema e não aguenta mais ligações de números desconhecidos ou de empresas oferecendo um produto em horários para lá de inconvenientes, chegou a hora de dar um basta nisso.

Confira o passo a passo abaixo e aprenda a bloquear um contato no iPhone.

Passo 1

Na tela inicial do seu iPhone, procure pelo ícone "Telefone" e toque sobre ele.

O primeiro passo é procurar pelo ícone

O primeiro passo é procurar pelo ícone "Telefone", que geralmente fica na parte inferior da tela inicial do iOS (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 2

Na tela que se abre, procure pela aba "Recentes" no rodapé e toque sobre ela. Ali, você verá todas as ligações feitas e recebidas por você. Procura pelo número que anda tirando o seu sossego e toque no ícone de informação à direita do número.

Na tela de ligações recentes, você verá a lista com todas as chamadas feitas e recebidas. Identifique o número indesejada que deseja bloquear aqui.

Na tela de ligações recentes, você verá a lista com todas as chamadas feitas e recebidas. Identifique o número indesejada que deseja bloquear aqui (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 3

A tela que surge mostra todas as informações referentes ao número selecionado. Se ele estiver na sua lista de contatos, aqui aparecerão informações como e-mail, endereço e foto do contato, além dos números cadastrados para ele.

Enfim, se você está certo que deseja bloquear o número em questão, role a tela até o fim até encontrar a opção "Bloquear este Chamador".

Na tela de informações do número que deseja bloquear, role a tela até encontrar a opção

Na tela de informações do número que deseja bloquear, role a tela até encontrar a opção "Bloquear este Chamador" (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Toque sobre ela e confirme a ação tocando mais uma vez sobre "Bloquear Contato".

Confirme a ação de bloqueando confirmando-a. A partir daqui, o contato não poderá mais telefonar nem mandar SMS para você

Confirme a ação de bloqueando confirmando-a. A partir daqui, o contato não poderá mais telefonar nem mandar SMS para você (imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Pronto! Agora esse número não poderá ligar para você, tampouco enviar SMS.

Quero reativar um contato bloqueado no meu iPhone

Depois de um tempo, há quem queira dar uma olhada na lista de contatos bloqueados e liberar as ligações de uma ou outra pessoa - ou há quem tenha bloqueado alguém por engano também. Resolver isso no iOS também é bem simples e pode ser feito da seguinte forma:

Passo 1

Vá até os ajustes do seu iPhone e procure pelo menu "Telefone". Acesse-o e em seguida selecione a opção "Bloqueio".

Para desbloquear um contato bloqueado anteriormente, o primeiro passo é acessar o menu

Para desbloquear um contato bloqueado anteriormente, o primeiro passo é acessar o menu "Bloqueio" em "Telefone" nas configurações do iPhone (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 2

A tela que se abre mostra uma lista com todos os contatos que você já bloqueou. Para desbloquear um ou mais contatos, toque em "Editar" no canto superior direito da tela e, logo em seguida, no ícone em vermelho ao lado do contato bloqueado.

Na lista de bloqueio, basta tocar sobre

Na lista de bloqueio, basta tocar sobre "Editar" e remover os contatos bloqueados que você deseja voltar receber ligações (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 3

Feito isso, confirme a ação tocando no botão vermelho que diz "Desbloquear" para desativar o bloqueio a este contato. Depois de tudo isso. Toque em "OK" na parte superior direita da tela.

Por fim, basta confirmar a ação no botão

Por fim, basta confirmar a ação no botão "Desbloquear" e finalizar a edição tocando em "OK" para liberar o contato (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Pronto, agora aquele contato que você bloqueou outrora poderá voltar a entrar em contato com você por telefone.

Perceba que nessa tela também é possível adicionar um novo contato à lista de bloqueios, bastando tocar na opção "Adicionar Novo...". Essa opção, no entanto, só deixa você adicionar números que estão cadastrados na sua lista de contatos.